A Outra História Americana

americanx1.jpg (14812 bytes) americanx2.jpg (20220 bytes) americanx3.jpg (20175 bytes)

Esse é o filme anti-nazista mais nazista dos últimos tempos. O diretor Tony Kaye nem tenta disfarçar muito. E o patético título nacional torna as coisas mais pomposas ainda. Prestem atenção só nessa história: Derek Vinyard(Edward Norton) é um bem articulado líder neo-nazista, um verdadeiro herói da comunidade nazista local, capaz de mobilizar a juventude branca(white trash) de Venice nos EUA.

Um belo dia ele mata três negros que tentavam roubar a caminhonete do seu pai à frente de sua casa. Tudo isso sob os olhos admirados do irmão mais novo, Danny Vinyard, vivido por Edward Furlong. Derek vai para cadeia por três anos, e lá se enturma com um grupo de nazistas da área.

A vida é fácil na prisão e ele não tem do que reclamar. Mas é um purista e discorda da política do chefe nazista local, que trafica drogas. Ele se distancia do grupo, mas seus companheiros nazistas lhe aplicam um corretivo, que deixa Derek sem poder se sentar direito por uma semana. Depois disso, ele passa a pensar duas vezes nessa história de raça superior e acaba ficando amigo de um negro, com quem trabalha na lavandeira da prisão.

Enquanto isso, Danny vai seguindo os mesmo passos de Derek, na prática do nazismo de fim de semana. O que acaba chamando a atenção de seus professores. E quando o irmão mais velho sai da cadeia cheio de novas idéias pacifistas e liberais, o confronto com seus antigos ideais nazistas é inevitável.

O roteiro é esquemático: tudo tem que ser explicado em detalhes. Até as razões que levaram Derek aderir ao nazismo precisam ser bem esclarecidas. E, é aí que o filme entrega os pontos. Se descobre que o pai de Derek era um bombeiro que morreu assassinado tentando apagar um incêndio num bairro de negros. O telespectador poderia ter sido poupado dessa.

O final é piegas e pedante. A moral do filme poderia ser: fique nazista, a vida é tão mais fácil quando se é nazista. Afinal se Derek não tivesse se ‘desvirtuado’ seu irmão não seria morto, ele não teria sido estuprado e todos ficariam felizes para sempre.

Saulo Gomes

(American History X, EUA, 1998) Direção: Tony Kaye. Elenco: Edward Norton, Edward Furlong, Beverly d’Angelo, Fairzula Balk, Avery Brooks, Elliott Gould, Stacy Keach. 118 min.

Voltar