A Outra

A Outra A Outra A Outra A Outra A Outra A Outra

A Outra tem um problema tão simples quanto basilar. Nem mesmo por decreto-lei Natalie Portman e Scarlett Johansson poderiam se passar por irmãs. É preciso muita boa-vontade e uma boa dose de cegueira para ignorar o fato de as duas atrizes não têm absolutamente nada em comum entre si.

De qualquer forma, em A Outra Ana (Natalie Portman) e Maria Bolena (Scarlett Johansson) são irmãs que foram convencidas por seu pai e tio a aumentar o status da família tentando conquistar o coração do rei da Inglaterra Henrique Tudor (Eric Bana). Basicamente sua majestade acreditava na política do "é dando que se recebe". Ir para a cama como o rei era uma maneira de subir (epa!) na sociedade.

A situação não incomoda muito aos pais das irmãs Sir Thomas (Mark Rylance) e Lady Elizabeth Bolena (Kristin Scott Thomas). Aliás, Lady Elizabeth era mulher nobre que largou tudo para casar com um homem de poucas posses. Para reaver a glória, eles decidem oferecer ambas ao rei por influência do poderoso tio materno, o duque de Norfolk (David Morrissey).

Como sua majestade estava insatisfeito com sua mulher Catarina de Aragão (Ana Torrent) é hora de atrair o rei à casa dos Bolena para oferecer as "mercadorias". A idéia inicial é interessá-lo na solteira, Anna. Porém, Henrique VIII se encanta mesmo por Maria. E, naquela época,

Assim, as duas irmãs são levadas à corte. Em pouco tempo, Maria conquista as atenções do rei. O caso é tão intenso que ela tem com Henrique VIII um filho ilegítimo. Porém, Ana também está a fim de usufruir dos benesses reais. Então, ardilosamente passa a tentar seduzir o rei para desespero de sua irmã e da rainha Catarina de Aragão.

Verdade seja dita, Ana Bolena consegue seu intento. Aliás, ela enlouquece de tal forma Henrique VIII que ele desiste de sua rainha. Para fazer isso, introduziu (epa!) instituto do divórcio em seu país, rompeu com a Igreja Católica e criou para a Inglaterra uma nova religião, o anglicanismo. Ana tornou-se rainha, mas apenas por mil dias.

Curiosamente, depois de tanta expectativa, parece que o rei se decepcionou com os talentos ocultos de Ana Bolena. Ele se livrou rapidamente da nova rainha. Ana teve um fim trágico – foi decapitada depois de um processo em que foi condenada por incesto (com o irmão), traição e supostos inúmeros adultérios.

O filme deveria centrar as atenções em Maria, a quase desconhecida irmã de Ana Bolena. Mas A Outra segue sempre em ritmo morno tentando dividir a atenção entre as duas escolhidas de Henrique VIII. Isso sem falar no fato que suaviza muitas das intrigas palacianas. No mais, a respeito dos filmes históricos, é como dizia o profeta da Bossa-Nova, João Gilberto: chega de saudade...

J. Tavares

(The Other Boleyn Girl, EUA/ING, 2008), Direção: Justin Chadwick, Elenco: Scarlett Johansson, Natalie Portman, Eric Bana, Jim Sturgess, Mark Rylance, Kristin Scott Thomas, David Morrissey, Benedict Cumberbatch, Oliver Coleman, Ana Torrent, Eddie Redmayne, Juno Temple, Iain Mitchell, Andrew Garfield, Lewis Jones, Corinne Galloway, Tiffany Freisberg, Bill Wallis, Constance Stride, Duração: 115 min.