Betty Blue

Betty Blue foi um daqueles sucessos inexplicáveis dos anos 80. O filme foi lançado em DVD com a versão do diretor. Ou seja, a obra original foi ampliada para inacreditáveis três horas de duração. Por sorte, a maioria das cenas incluídas servem para mostrar a nudez da protagonista.

A trama começa quando Zorg (Jean-Hugues Anglade), um zelador de um condomínio de bangalôs em uma praia na França, conhece Betty (Béatrice Dalle). Rapidamente, a sua vida pacata e tranqüila vira de cabeça para baixo. O motivo são as mudanças de humor de Betty. Ela é tão linda quanto imprevisível.

Zorg, entre uma cena de sexo e outra, percebe que sua namorada não bate muito bem da cabeça. Betty parece ser uma força da natureza totalmente incontrolável. Então, entre uma cena de nudez e outra, ela decide que seu amor é um grande escritor. Por isso, incendeia um dos bangalôs e a vida de amobos toma um novo rumo.

Desta maneira, Zorg e Betty vivem um intenso caso de amor enquanto vão fazendo sexo sem parar. Ela insiste em acreditar no rapaz mais do que ele acredita em si mesmo. Porém, as maluquices de Betty começam a fugir do controle. Zorg percebe que está amando loucamente uma mulher maluca.

O filme então caminha para um desfecho trágico sem antes acrescentar muitas cenas de nudez gratuita e sexo idem. Agora é preciso ser honesto, nem com toda a boa vontade do mundo existe assunto para três horas de Betty Blue. A obra do diretor Jean-Jacques Beineix envelheceu mal.

Salvam-se ainda a trilha sonora (fez muito sucesso na época) e nudez de Béatrice Dalle, musa de muitos onanistas da década de 80. Curiosamente, uma das cenas excluídas e agora restauradas na versão do diretor mostra Zorg consumindo cocaína. Prova de que os anos 80 acabaram mesmo virando pó.

J. Tavares

(Betty Blue - 37°2 le matin, França, 1986), Direção: Jean-Jacques Beineix, Elenco: Jean-Hugues Anglade, Béatrice Dalle, Gérard Darmon, Consuelo De Haviland, Clémentine Célarié, Jacques Mathou, Vincent Lindon, Jean-Pierre Bisson, Dominique Pinon, Bernard Hug, Catherine D'At, Claude Aufaure, Louis Bellanti, Dominique Besnehard, Raoul Billerey, Duração: 180 min.

Voltar