Como enlouquecer seu chefe

boss1.gif (14375 bytes) boss1.jpg (12751 bytes) boss2.jpg (12849 bytes) boss3.jpg (12335 bytes)

A estréia de Mike Judge na direção está mais para o humor americano caipira sem graça de King of Hill do que o escracho sem graça de Beavis & Butthead. Até que a idéia inicial do filme não é má: o programador de computadores Peter Gibbison(Ron Livington) é perseguido pelo seu chefe no trabalho. À beira de um colapso nervoso é levado, por sua namorada, para fazer uma terapia ocupacional. Baseada numa técnica de relaxamento através de hipnose. Só que durante a sessão de hipnose o médico tem um ataque cardíaco e morre, antes de reverter o tratamento. Assim Peter fica sob o estado de relaxamento total.

Então, como já se viu em muitos outros filmes, o personagem certinho e conformado começa a se rebelar, e passa a se comportar de maneira exatamente oposta do que era. E como num passe de mágica percebe que estava desperdiçando sua vida e que isso não pode continuar assim. Para começar ele deixa a namorada e se declara para uma garçonete, interpretada por Jennifer Aniston, aquela do seriado Friends no qual ela fazia, adivinhe, uma garçonete.

Mas a mudança mais radical em seu comportamento, evidentemente, se dará em seu trabalho, Peter resolve não se preocupar mais com as pressões do seu emprego e passa fazer tudo ao contrário do que fazia antes: chegar atrasado, não respeitar os prazos para entrega de trabalhos, confrontar seu chefe etc...

O problema é que a firma de Peter está sob a inspeção de uma junta avaliadora, que tem como objetivo fazer cortes no pessoal da empresa. O comportamento inusitado de Peter é interpretado uma espécie de modelo para os outros funcionários. E ao invés dele ser despedido, Peter é promovido. Mas ao servir de modelo para os empregados da empresa onde trabalha, acaba causando a demissão de alguns de seus colegas, que sempre se comportaram como o antigo Peter. Então Peter decide se aproveitar do seu novo cargo para ajudar seus amigos a se vingarem de sua própria empresa.

Até ai foram-se quase meia hora de filme, nos 60 minutos restantes nada mais funciona. A história de vingança além de batida, simplesmente, não tem graça. Assim o filme toma o seu rumo para vala comum dos filmes frustrados.

Como quase tudo que Mike Judge faz "Como enlouquecer seu chefe" é recheado de personagens caricatos e bizarros bem ao gosto do americano médio, que gosta de rir de imigrantes com sotaques engraçados e coisas no gênero. Mike tenta sempre que pode ser 'politicamente incorreto', como se isso fosse garantir algumas risadas extras. Mas quase sempre consegue ser apenas politicamente sem-talento.

A verdade é que de boas idéias o cinema está cheio, mas de realizadores competentes para desenvolvê-las, isso já é outra história. Mike criador de um dos maiores sucessos da MTV, Beavies & Butthead, não entende nada da arte cinematográfica, tão pouco de animação, mas isso não o impediu de continuar fazendo os seus desenhos. Mas como esse seu primeiro filme fracassou nos Estados Unidos, isso talvez acabe minando as próximas aventuras de Mike no cinema. Assim esperamos...

Saulo Gomes

Produção Eua/1999( Office Space). Direção: Mike Judge Elenco:Ron Livingston, Jennifer Aniston, Ajay Naidu, David Herman, Gary Cole, Sthephen Root, Richard Riehle John C.McGinley.

Voltar