Capitão Sky e o Mundo do Amanhã

Uma desqualificada revista que usa amadores recém-saídos das faculdades de cinema ou jornalismo colocou Capitão Sky e o Mundo do Amanhã em uma das capas de suas edições. O adjetivo mais suave para a obra foi "revolucionário". Para o leigo, a impressão é que o filme é a mais nova obra-prima do cinema. Nada mais falso. O filme é uma bomba, um desastre de uma ruindade inconcebível.

A coisa é tão grave que a revista deveria pedir desculpas a todos os seu leitores. Dar destaque a uma besteira deste quilate é um caso típico de propaganda enganosa. O filme foi o primeiro a ser rodado totalmente em computação gráfica. Ou seja, os atores realizavam as cenas em um fundo verde e depois o cenário era introduzido graças à ação de computadores.

Só faltou colocar uma história que justificasse os efeitos especiais. A abilolada trama começa em Nova York, final dos anos 1930. A repórter Polly Perkins (Gwyneth Paltrow) descobre que os cientistas mais famosos do mundo estão desaparecendo. A coisa fica ainda mais esdrúxula quando a cidade passa a ser atacada por imensos robôs voadores.

Polly rapidamente percebe que a chapa vai esquentar de vez. Então resolve pedir ajuda ao piloto e aventureiro Joseph "Capitão Sky" Sullivan (Jude Law). Ele e seu fiel ajudante Dex (Giovanni Ribisi) vão tentar impedir uma catástrofe maior. O herói então sai voando em um avião fuleiro para derrotar os poderosos robôs. Neste momento, a inteligência pede as contas e some do filme.

A missão principal do grupo é localizar o megalomaníaco doutor Totenkopf (Laurence Olivier), que está escondido em algum lugar do Nepal e planeja destruir o mundo. No meio do caminho os aventureiros ainda vão contar com a ajuda da carismática Capitã Francesca (Angelina Jolie).

Capitão Sky e o Mundo do Amanhã é um equívoco lamentável. Na maioria das cenas o filme é risível, nas restantes é patético. Moral da história? Somente efeitos especiais não fazem um filme.

J. Tavares

(Sky Captain and the World of Tomorrow, EUA, 2004), Direção: Kerry Conran, Elenco: Gwyneth Paltrow, Jude Law, Angelina Jolie, Giovanni Ribisi, Michael Gambon, Ling Bai, Omid Djalili, Laurence Olivier, Trevor Baxter, Julian Curry, Peter Law, Jon Rumney, Khan Bonfils, Samta Gyatso, Louis Hilyer, Duração: 107 min

Voltar