Depois da Chuva

Um pouco antes da sua morte, em 1998, Akira Kurosawa terminou um roteiro. Chamava-se Ame Agaru e se baseava em um conto do escritor Shugoro Yamamoto. Kurosawa nunca chegou a filmar a história. Talvez não tivesse interesse, talvez achasse o resultado final do seu trabalho insatisfatório. Bem, o fato é que um de seus assistentes Takashi Koizumi resolveu levar a tarefa adiante.

A primeira coisa que precisa ficar clara é que Koizumi não é Kurosawa. Apesar de em seus últimos filmes ele ser apenas um arremedo do cineasta que dirigiu Rashomon, ainda tinha o mínimo de credibilidade. Koizumi não tem nenhuma. Tentar superar o mestre nem de longe parece ser a coisa mais inteligente a fazer. Principalmente se você não tem nenhum talento para o cinema. Depois da Chuva começa quando Ihei Misawa (Akira Terao) um ronin, samurai sem mestre, está à procura de um emprego. Sim até mesmo naquela época não estava fácil para ninguém. Um rio transborda por causa de uma enchente e um grupo de viajantes, entre eles o lutador e sua abnegada esposa Tayo (Yoshiko Miyazaki), é obrigado a ficar numa pequena hospedagem.

O problema é que Ilhei não tem o que os marqueteiros chamam de inteligência emocional. Não consegue parar em nenhum emprego, não tem uma atitude pró-ativa e outras besteiras do gênero. Como a chuva não pára e ele não tem mais nada de interessante para fazer vai até o castelo vizinho e desafia todos os lutadores do local para ganhar algum dinheiro. O Lorde Shigeaki (Shiro Mifune) fica impressionado com o desempenho do ronin e o contrata.

Ilhei vai mostrar sua completa falta de habilidade de lidar com as pessoas e botar tudo a perder. Pobre Tayo... decididamente apostou suas fichas no cavalo perdedor. Depois da Chuva talvez fosse uma idéia que não devesse jamais ter saído da prancheta de projetos de Akira Kurosawa. Deveria ter ficado no esquecimento. Mas, verdade seja dita, é muito melhor que os últimos filmes do cineasta.

J. Tavares

(After The Rain ou Ame Agaru, JAP, 1999), Direção: Takashi Koizumi, Roteiro: Akira Kurosawa, Elenco: Akira Terao, Yoshiko Miyazaki, Shiro Mifune, Mieko Harada, Fumi Dan, Hisashi Igawa, Hidetaka Yoshioka, Tatsuya Nakadai, Duração: 91 min.

Voltar