Dicionário de Cama

E depois dizem que a Inglaterra não é um país progressista. Em Dicionário de Cama, um jovem oficial inglês chamado John Truscott (Hugh Dancy) é enviado ao distante e inóspito lugarejo de Sarawak, na Malásia. Lá, ele vai para participar da colonização e governo do novo território britânico.

O problema é que no local vivem os Ibans – uma tribo de costumes estranhos e tradições diferentes. Para poder governar em paz é preciso pelo menos entender o que os indígenas estão falando. Por isso, foi criada a figura do dicionário de cama. Ou seja, a jovem Selima (Jessica Alba, do seriado Dark Angel) se oferece para viver e dormir com ele, a fim de que aprenda a língua e os costumes do outro o mais rápido possível.

Ora vejam, como é que ninguém pensou nisso antes? Isso sim é que é aula de línguas. Não foi à toa que a Inglaterra dominou boa parte do mundo.O problema é que John em uma atitude de mirim se apaixona por Selima. Para complicar ainda mais as coisas, a jovem Cecil (Emily Mortimer) filha do governador do distrito de Sarawak, Henry Bullard (Bob Hoskins) e de sua esposa Aggie (Brenda Blethyn) apaixona-se por John.

Apesar de tudo, John e Selima seguem adiante em seu amor proibido. Claro que isso vai provocar a ira dos ingleses como dos Ibans. O casal vai ter de passar por muitos sacrifícios e escolhas. O mais inacreditável é a cara-de-pau do roteiro. É preciso fazer um esforço quase sobre-humano para que as coisas se acertem no final.

Jessica Alba e Hugh Dancy e são canastrões ao extremo, mesmo nas cenas mais quentes (a quem interessar Alba usou uma dublê de corpo). O filme rapidamente desanda e não há muito mais o que fazer a não ser esperar os créditos finais. Dicionário de Cama serve com um excelente estimulador de bocejos.

Paulo Pinheiro

(The Sleeping Dictionary, EUA, 2002), Direção: Guy Jenkin, Elenco: Jessica Alba, Brenda Blethyn, Hugh Dancy, Bob Hoskins, Christopher L.L.Ian, Junix Nocian, Michael J.Langgi, Mano Maniam, K.K. Moggie, Emily Mortimer, Cicilia A.Richard, Malcolm Rogers, Eugene Salleh, Noah Taylor, Kate H.White, Duração: 109 min.

Voltar