O Exorcismo de Emily Rose

O Exorcismo de Emily Rose O Exorcismo de Emily Rose O Exorcismo de Emily Rose O Exorcismo de Emily Rose

O Exorcismo de Emily Rose não é somente um filme de terror é um imenso atestado da burrice humana. Ptova de que a humanidade é mesmo besta. Um atestado definitivo de que o mundo precisa que Deus aperte simultaneamente as teclas CTRL+ALT+DEL. Acredite quem quiser, o filme é baseado na trágica história da alemã Anneliese Michel.

A garota não batia bem dos pinos. Comia moscas, se mutilava e bebia sua própria urina. Ao invés de receber o tratamento adequado para quem sofre de problemas mentais, seus pais, que eram muito religiosos, decidem culpar o demônio! Mais ainda: exigem que a Igreja Católica faça um exorcismo! O resultado é trágico e eles terminam sendo julgados por homicídio.

No filme, a trama começa quando Emily Rose (Jennifer Carpenter), uma pobre moçoila, deixa sua casa em uma região rural para cursar a faculdade. Porém, um dia quando está sozinha em seu quarto no alojamento, ela tem uma terrível alucinação. Tão forte que ela acaba perdendo a consciência.

A situação se complica rapidamente e seus seus surtos ficam cada vez mais frequentes, Emily, que é católica praticante, mas que parece desconhecer algo simples e eficiente chamado "tratamento médico", aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo.

O padre Richard Moore (Tom Wilkinson) decide realizar a sessão. O problema é que Emily morre durante o exorcismo. Imediamente, sem pestanejar ou parar para rezar o Terço, a Justiça acusa o padre de assassinato.

Como até mesmo os lorpas, os pascácios, os pacóvios - de qualquer religião - têm direito à defesa, Erin Bruner (Laura Linney), uma advogada famosa e ambiciosa, aceita defender o padre, Em troca, quer a garantia de sociedade na banca de advocacia em que trabalha.

O trabalho, diga-se de passagem não é nada fácil. A advogada precisa provar o impossível: que seis demônios possuíam o corpo da jovem e, portanto, não se trata de um homicídio doloso. Enquanto isso, o promotor Ethan Thomas (Campbell Scott) aproveita para ironizar a defesa com diálogos que beiram a insanidade coletiva. Até por que toda a história, todo o julgamento é absurdo, ridículo e inconcebível.

O sucesso de O Exorcismo de Emily Rose talvez se deva ao fato de tentar unir dois gêneros cinematográficos até então completamente incompatíveis, ou seja, filmes de terror e filmes de tribunal. Aliás, grande horror do filme é mesmo a estupidez humana. E para essa não existe exorcismo que resolva...

Jota Tavares

(The Exorcism of Emily Rose, EUA, 2005), Direção: Scott Derrickson, Elenco: Laura Linney, Tom Wilkinson, Campbell Scott, Jennifer Carpenter, Colm Feore, Joshua Close, Kenneth Welsh, Duncan Fraser, JR Bourne, Mary Beth Hurt, Henry Czerny, Shohreh Aghdashloo, Mary Black, Duração: 119 min.

Voltar