Eragon

Eragon Eragon Eragon Eragon Eragon Eragon Eragon

A primeira coisa que você precisa saber sobre Eragon é que o livro em que ele se baseia foi escrito Christopher Paolini aos 15 anos de idade! É sério. Nesta idade seus companheiros de classe deveriam estar escrevendo em blogs e tentando conviver com as espinhas.

Porém, Paolini - apesar da pouca idade - percebeu que fãs de O Senhor dos Anéis não estão muito preocupados em qualidade literária. Basta colocar guerreiros ou elfos na história e tentar inventar uma linguagem, que o sucesso está garantido. Seu livro, mesmo sendo de uma indigência literária e mental atroz, se tornou um sucesso de vendas.

Nada mais natural que Hollywood aproveitasse a oportunidade para levar este tipo de sandice para a tela grande. A trama começa em um passado distante. Nesta época, os Cavaleiros do Dragão foram formados. Proteger e zelar era a sua missão e, durante milhares de anos, eles tiverem sucesso. Também com a ajuda de um dragão a coisa fica mesmo mais fácil.

Sua destreza nas batalhas era inigualável, pois cada um deles tinha a força de dez homens. Eles eram imortais, a não ser que atingidos por lâmina ou veneno. Eles ajudaram os homens de Alagaesia a construir grandes cidades e acumular uma grande riqueza.

Bem, os cavaleiros depois de tanto sucesso acabaram por cair em um tédio profundo. Justamente neste momento nasce um garoto chamado Galbatorix. Aos dez anos, ele foi testado. Os cavaleiros perceberam que havia nele um grande poder.

Como não existia mais nada para fazer (a televisão e o Playstation ainda não tinham sido inventados) os cavaleiros o aceitaram como um dos seus. Rapidamente Galbatorix superou a todos em habilidade. Porém, durante uma viagem, Galbatorix e dois amigos foram emboscados.

Eles foram assassinados e o seu dragão foi morto. Durante meses, ele vagou, cada dia mais insano, até que foi encontrado inconsciente por um bondoso fazendeiro e foi devolvido ao conselho dos Cavaleiros. Quando os Cavaleiros se recusaram a lhe conceder outro dragão, Galbatorix ficou louco de raiva.

Era realmente uma época difícil, com tanta mulher bonita os cavaleiros continuavam viciados em dragões. De qualquer maneira, Galbatorix jura se vingar dos Cavaleiros. Rapidamente se aperfeiçoa no uso dos segredos negros. Depois rouba um ovo de dragão e convence Morzan, um Cavaleiro a juntar-se a ele na prática da magia proibida. Juntos eles ganharam força e travaram uma guerra de vingança contra os Cavaleiros. Outros doze Cavaleiros, que desejavam poder e vingança, juntaram-se a Galbatorix, e eles tornaram-se os Treze Renegados.

Na última batalha sangrenta, Galbatorix (John Malkovich) conseguiu dominar a todos e proclamou-se rei de toda a Alagaesia. E, desde aquele dia, ele governa. Porém tudo muda quando o inocente e pacato Eragon (Edward Speleers) encontra uma pedra polida azul na floresta. Para sua surpresa trata-se de um ovo de dragão. Nasce uma dragoa(?!) chamada Saphira (voz de Rachel Weisz) sua companheira de aventuras.

Eragon logo percebe que sua tarefa não é simples. Para auxiliar em sua missão ele conta com a ajuda de um ex-cavaleiro Brom (Jeremy Irons). Infelizmente, ele não pode impedir que a família do jovem seja massacrada. Eragon então foge com Brom (Jeremy Irons).

O velho guerreiro conta a Eragon que ele é o cavaleiro do dragão, previsto por uma profecia, e que terá participação importante numa guerra entre o exército do rei e o exército humano e secreto dos varden, comandado por Ajihad (Djimon Hounsou).

O novo cavaleiro dragão vai ter se unir aos varden não antes de resgatar a princesa Arya (Sienna Guillory) filha da rainha Islanzdaí e combater um perigoso feiticeiro Durza (Robert Carlyle). Além de contar com um aliado providencial Murtagh (Garrett Hedlund).Onde será que já vimos isso antes?

Eragon é um filme infantil e infantilóide. O autor do livro pelo menos pode usar a desculpa de que tinha apenas 15 anos. Mas os culpados pelo resultado final na tela grande com atuações medíocres, diálogos risíveis e cenas de ação constrangedoras podem começar a pedir perdão aos céus.

J. Tavares

(Eragon, EUA, 2006), Direção: Stefen Fangmeier, Elenco: Edward Speleers, Sienna Guillory, Garrett Hedlund, Djimon Hounsou, Jeremy Irons, John Malkovich, Robert Carlyle, Alun Armstrong, Ágnes Bánfalvy, Jaymes Butler, Caroline Chikezie, Christopher Egan, Tamsin Egerton, Máté Haumann, Gary Lewis, Steven Spiers, Nils Allen Stewart, Joss Stone, Mark Tisdale, Alexandra Zhang, Duração: 104 min.

Voltar