Exorcista: O Início

Em 1973, O Exorcista mudou o mundo dos filmes de terror. O que é preciso ficar claro é que mudou para pior. A trama errava feio ao acreditar que cenas gosmentas com eram capazes de provocar pânico na platéia. Mesmo assim o filme foi um sucesso e gerou três continuações.

Agora, na quarta seqüência da série, é a vez do público descobrir o que aconteceu antes do filme inicial. A trama de Exorcista: O Início conta a história do Padre Lankester Merrin (Stellan Skarsgård) e explica como ele se tornou um exorcista. Além disso, narra também como o padre se encontrou pela primeira vez com o demônio - que o assombrou por toda a vida.

A sua luta com o coisa ruim começa logo após a Segunda Guerra Mundial. O Padre Lankester Merrin é atormentado por lembranças da brutalidade perpetrada contra o povo inocente de sua paróquia. Depois de presenciar tamanha violência, Lankester perdeu a sua fé na humanidade e no Todo Poderoso. Ele não pode mais se considerar um homem de Deus.

Para esquecer o passado, Merrin viaja para bem longe de sua terra natal, a Holanda. No Cairo, ele é abordado por um colecionador de antiguidades raras que o convida a juntar-se a uma escavação arqueológica promovida pelo governo inglês na remota região de Turkana, no Quênia.

Os ingleses desenterraram uma igreja cristã bizantina em estado inexplicavelmente original - como se tivesse sido soterrada no dia em que foi concluída sua construção. O padre então aceita a missão de explorar o local. Ao que tudo indica, o lugar é amaldiçoado e no passado foi o centro de uma sangrenta batalha.

O colecionador quer que Merrin, arqueólogo formado em Oxford, encontre uma relíquia escondida na igreja antes que os ingleses a descubram. Contudo, existe algo estranho e maligno só esperando o momento de ser despertado. Quando isso acontece, a loucura toma conta dos habitantes do lugar e dos soldados ingleses enviados para guardar a escavação. Outra vez, Merrin assiste impotente às atrocidades da guerra se repetirem contra outro povo inocente.

O Exorcista: O Início é lento e arrastado com cenas sangrentas feitas apenas para tentar manter a platéia adolescente dentro do cinema. Para piorar as coisas, o roteiro foi reescrito várias vezes. Depois de finalizar o filme, o diretor Paul Schrader, foi demitido. O resultado foi tão ruim que o estúdio chamou Renny Harlin que refilmou praticamente toda a trama.

Paul Schrader então processou o estúdio e pediu que a sua versão original fosse distribuída nos cinemas. Ganhou a causa. Então os americanos tiveram o privilégio duvidoso de assistirem a duas versões de Exorcista: O Início. O público não quis saber de polêmica e ignorou ambos os filmes.

J. Tavares

(Exorcist: The Beginning, EUA, 2004), Direção: Renny Harlin, Elenco: Stellan Skarsgård, Gabriel Mann, Francesca Barone, Clara Bellar, Ilario Bisi-Pedro, Billy Crawford, Antonie Kamerling, Nick Komornicki, Griet van Damme, Julian Wadham, Rick Warden, Duração: 114 min.

Voltar