Funny People (Tá Rindo do Quê?)

Funny People Funny People Funny People Funny People Funny People

A resposta para o estúpido e ridículo título nacional é simples: de nada, pois esse filme não é uma comédia. E se era para ser, não tem graça nenhuma.

Sandler vive “George Simmons”, um comediante de sucesso, que descobre que está doente e tem supostamente pouco tempo de vida. Então ele se submete a um tratamento experimental para curar a doença e decide sair em uma turnê de despedida pelo país, fazendo “stand-up comedy”, ou “comédia em pé” como querem os idiotas e os xenófobos de plantão.

Mas além de manter em segredo o fato de estar doente, Simmons resolve contratar um comediante novato (Seth Rogen) para ser seu assistente e abrir suas apresentações. Uma das muitas tramas paralelas do filme que não levam a lugar algum.

O problema é que o personagem de Sandler é desagradável, chato e medíocre até mesmo em pensamento. O que torna a tarefa de se importar com seu drama pessoal muito difícil. Principalmente se levarmos em conta que esse filme dura mais de duas horas, 146 minutos para ser exato.

Para piorar as coisas, depois da metade do filme a história muda completamente de direção quando Simmons resolve tentar fazer as pazes com o grande amor de sua vida: Laura (Leslie Mann), que está casada e tem duas filhas.

O roteiro tenta explorar esse novo e altamente repreensível drama sem muita convicção. Arrastando o filme por mais 30 minutos até o final, devidamente, insatisfatório.

Esse é o terceiro filme do diretor e queridinho da crítica Judd Apatow (O Virgem de 40 Anos, Ligeiramente Grávidos) e seu primeiro fracasso de público. A idéia de Funny People talvez fosse apresentar ao público jovem grandes comediantes que foram influenciaram o diretor. Mas o fato de ser estrelado por Adam Sandler, mostra, apenas, que os ‘comediantes de outrora’ estão envelhecendo mais rápido hoje em dia do que antigamente...

Em tempo: o filme conta com a participação de vários comediantes na vida real, as “pessoas engraçadas” do título americano, entre eles: Andy Dick, Paul Reiser, Norm MacDonald, Dave Attell, Sarah Silverman, Charles Fleischer e Ray Romano. Desse pessoal ninguém consegue fazer uma piada que preste. E quem se sai melhor é, pasmem, o rapper Eminem, que faz uma ponta especial...

Saulo Gomes

(Funny People, USA, 2009) Diretor: Judd Apatow. Elenco: Adam Sandler, Seth Rogen, Leslie Mann, Eric Bana, Jonah Hill, Jason Schwartzman. Duração: 146 min.

Voltar