Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Harry Potter e o Enigma do Príncipe Harry Potter e o Enigma do Príncipe Harry Potter e o Enigma do Príncipe Harry Potter e o Enigma do Príncipe Harry Potter e o Enigma do Príncipe Harry Potter e o Enigma do Príncipe Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Quem perdeu algum tempo de sua vida para ler qualquer livro da série Harry Potter sabe que o único personagem com alguma densidade é Severo Snape. Até mesmo a autora J.K. Rowling percebeu isso tanto que dedicou um livro inteiro para desvendar os mistérios do passado do personagem. Pois, o sexto filme da franquia leva 153 minutos para não explicar os motivos que levaram ao surgimento do Príncipe Mestiço!

Sim, fazendo uma comparação nerd, Severo Snape é uma espécie de Darth Vader no mundo criado por J.K. Rowling. Portanto, Harry Potter e o Enigma do Príncipe é - guardadas as devidas proporções - uma espécie de O Império Contra-Ataca de Hogwarts. No livro, é o momento em que o mal vence, em que o final é sombrio e assustador. Mas nada disso acontece no filme. Fatos importantes como a paixão de Snape pela mãe de Harry e o motivo pelo qual ele se torna um comensal da morte são suprimidos.

O que fica no lugar? As paixões adolescentes de Harry, Hermione e Rony. É quase como se fosse um gigantesco episódio de O.C. (ou Barrados no Baile para quem não pegou a referência). É como se Darth Vader resolvesse - ao invés de sair trucidando os inimigos - colocar uma bermuda e pegar onda na praia...

A trama de Harry Potter e o Enigma do Príncipe segue os eventos do filme anterior. Agora, Lorde Voldemort (Ralph Fiennes) é uma ameaça real, tanto para o mundo dos bruxos quanto o dos trouxas. Os Comensais da Morte estão completamente fora de controle espalhando medo e destruição por todos os lados. Ao que tudo indica, a volta de Voldemort está cada vez mais próxima.

A única esperança da comunidade bruxa, Harry Potter (Daniel Radcliffe) parece ter aceito sua condição de “O Escolhido”. Ele subitamente ganhou o status de celebridade no mundo dos bruxos e está a fim de usar isso a seu favor. Até por que como todo adolescente está com hormônios no nível máximo.

Inclusive, Harry começa a olhar de maneira diferente para Gina (Bonnie Wright), a irmã de seu melhor amigo, Rony. Já Hermione Granger (Emma Watson) finalmente percebe o que era óbvio há muito tempo. Ou seja, o amor de sua vida é mesmo o atrapalhado Rony (Rupert Grint).

Como sempre Harry vai ter de ajudar o enigmático Alvo Dumbledore (Michael Gambon) a descobrir a origem dos poderes de Lord Voldemort. O diretor de Hogwarts continua o mesmo sacana de sempre e - tal qual um diretor do FBI - vai revelando aos poucos todas a informações que sabe para um cada vez mais exasperado Harry.

Aliás, pode haver armadilhas escondidas dentro da própria escola, o que não ajuda em nada ao pobre Harry que parece estar sempre à beira de um ataque de nervos. Para reforçar a combalida equipe de professores, Dumbledore convida seu colega Horácio Slughorn (Jim Broadbent) para ser o novo professor de Poções. Ele é um mestre à procura de fama e de alunos famosos.

Vale notar que Severo Snape (Alan Rickman) enfim alcançou o sonho de ministrar as aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas para orgulho de seu mestre Darth Vader... Rony depois de se destacar no quadribol e fazer finalmente sucesso com as garotas, terá de enfrentar um rival pelo amor de Hermione, já que a garota é alvo de interesse de Dino Thomas (Alfie Enoch).

Claro, um personagem importante morre no final - não vale dizer que é o Dumbledore - e o príncipe mestiço tem uma participação ridícula (vale notar que Harry só se torna um mágico melhor ao seguir os conselhos de Snape!). De qualquer forma, a turma do bem terminada derrotada, cabisbaixa e taciturna. Mas, no filme, o Darth Vader, digo, o Snape poderia ter feito muito mais...

Jota Tavares

(Harry Potter and the Half-Blood Prince, EUA, 2009), Direção: David Yates, Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Michael Gambon, Alan Rickman, Helena Bonham Carter, Jim Broadbent, Robbie Coltrane, Timothy Spall, David Thewlis, Maggie Smith, Julie Walters, Mark Williams, Tom Felton, Evanna Lynch, Matthew Lewis, Katie Leung, James Phelps, Oliver Phelps, Natalia Tena, Bonnie Wright, David Bradley, Warwick Davis, Ralph Fiennes, Helen McCrory, Hero Fiennes-Tiffin, Frank Dillane, Richard Griffiths, Fiona Shaw, Dave Legeno, Robert Knox, Gemma Jones, Georgina Leonidas, Devon Murray, Alfie Enoch, Scarlett Byrne, Shefali Chowdhury, Afshan Azad, Jessie Cave, Jamie Waylett, Josh Herdman, Tom Moorcroft, Tony Coburn, Duração: 153 min.

Voltar