Histórias Proibidas

O diretor Todd Solondz é uma espécie de Marcos Mion de Hollywood. Ele faz tudo para chocar o espectador. Se esforça ao máximo para causar alguma polêmica só para tentar atrair o público. O interessante é que da mesma maneira que o seu sósia brasileiro ninguém dá a mínima. Ou seja, tudo que eles conseguem é perder tempo e dinheiro. E, é claro, chatear o espectador.

Histórias Proibidas é um filme divido em duas partes. Isto é um verdadeiro atestado de pretensão nada recomendável. A primeira Ficção se passa nos anos 80 (mau sinal). Um deficiente físico aprendiz de escritor Marcus (Leo Fitzpatrick) descobre que não sabe escrever. Ao mesmo tempo em que sua namorada (Selma Blair, que deixa claro que não tem nenhum talento para mostrar) resolve conhecer um pouco do conhecimento acumulado do professor da turma. Clichê total.

Na segunda parte do filme chamada Não-Ficção (criatividade nota 10) é ambientada em Nova Jersey. Conta a história do loser Toby Oxman (Paul Giamatti) que quer se tornar diretor de documentários. Não tem dinheiro nem mesmo iniciativa, mas descobre sem querer uma mina de ouro. Scooby (Mark Webber), um jovem que sonha ser um astro de TV. O adolescente está a um passo da debilidade mental. Sua família comandada pelo pai autoritário (John Goodman) faz qualquer novela mexicana parecer um exemplo de seriedade.

Todd Solondz acabou fazendo um filme recheado de clichês. Se a idéia da obra era essa mesmo então o resultado final não passou, digamos assim, de um tremendo clichê. Histórias Proibidas deveriam mesmo ser proibidas para quem tem bom-senso, para quem não se engana facilmente ou para quem não acredita em revistas culturais escritas por desqualificados. O filme é ideal para pseudo-intelectuais e estudantes de comunicação metidos à besta.

J. Tavares

(Storytelling, EUA, 2001), Direção e roteiro: Todd Solondz, Elenco: Selma Blair, Leo Fitzpatrick, Robert Wisdom, Maria Thayer, Angela Goethals, Devorah Rose, Nancy Ann, Ridder, Steven Rosen, Aleksa Palladino, Mary Lynn Rajskub, Tina Holmes, Paul Giamatti, John Goodman, Mike Schank, Jonathan Osser, Mark Webber, Julie Hagerty, Noah Fleiss, Duração: 83 min.

Voltar