O Informante

informte1.jpg (10055 bytes) informte2.jpg (9027 bytes)

Os americanos são, sem a menor sombra de dúvida, o povo mais crédulo do mundo. Em 1994, o programa televisivo 60 Minutes conseguiu uma informação bombástica sobre a indústria do cigarro. Segundo o programa de TV americano os fabricantes de fumo eram, na verdade, traficantes de nicotina e admitiam que o seu produto era viciante. Convenhamos era possível existir ainda alguém com formação cromossomial específica e polegar opositor que não soubesse que o cigarro é um vício?

Pois é nessa idéia nada promissora que se baseia O Informante. O filme relata a luta de Lowell Bergman (Al Pacino, exagerando na dose como sempre) produtor do programa 60 Minutes para levar a verdade ao ar. Depois de conseguir um cientista Jeffrey Wigand (Russel Crowe) disposto a trair a indústria do tabaco, Bergmann descobre, um tanto quanto tardiamente, que de boas intenções uma ilha de edição está cheia.

Al Pacino e Russel Crowe fazem também o filme mais homoerótico dos últimos tempos. A amizade entre os dois está como diria o programa da Rede Glogo, no limite. O diretor Michael Mann transforma uma história razoável em um épico, sem que se arranje um único motivo razoável para isso.

No fim das contas os pontos altos de O Informante estão nos truques utilizados por Bergman para ter sua matéria veiculada na íntegra. Mesmo que para isso ele também se torne outro informante. Mesmo assim nada justifica a excessiva metragem do filme que poderia ser reduzido à metade.

J. Tavares

 (The Insider, EUA, 1999), Direção: Michael Mann, Elenco: Al Pacino, Russell Crowe, Christopher Plummer, Diane Venora, Philip Baker Hall, Lindsay Crouse, Gina Gershon Duração: 160 min.

Voltar