Jogo Duro

jogoduro01.jpg (5105 bytes) jogoduro02.jpg (5396 bytes)

Jogo Duro é mais um daqueles filmes lançados antes do Natal nos Estados Unidos para usar o Papai Noel (a mais famosa invenção da Coca-Cola) como truque para faturar uns trocados a mais na bilheteria. O diretor John Frankenheimer ficou famoso na década de 60 ao dirigir Sob o Domínio do Mal, estrelado por Frank Sinatra. Como já se vão 40 anos desde então é fácil perceber que ele está senil ou esqueceu como se faz um filme. De qualquer maneira, Frankenheimer não se esqueceu do povo e dá como presente a nudez da carismática Charlize Theron.

Aliás, a atriz sul-africana Charlize Theron é a melhor coisa de Jogo Duro. Inclusive, é ela que faz o jogo ficar duro, se é que vocês me entendem. O filme começa um pouco antes do Natal. Em uma prisão dois detentos Nick (James Frain) e Rudy (Ben Affleck) estão próximos a se tornarem homens livres. Só que Nick está apaixonado por uma mulher que só conheceu por meio de cartas.

Um dia antes de saírem da prisão Nick acaba assassinado em uma luta com um dos detentos. Antes de morrer pede a Rudy que vá conhecer a tal mulher com quem se correspondia. Depois de muito hesitar Rudy resolve ajudar o amigo. E dá de cara com Ashley, a apetitosa Charlize Theron. Nem é preciso dizer que o casal parte para uma noite em que, tirando dedo no olho, vale tudo.

Só que a meiga Ashley tem um irmão traficante de armas Gabriel (Gary Sinise). Gabriel sabe que o falecido Nick trabalhou em um cassino que planeja assaltar. Assim até explicar que focinho de porco não é tomada Rudy está envolvido em uma grande confusão. Só que a partir daí o roteiro vai afundando rapidamente, colocando uma solução impossível atrás da outra.

O final de Jogo Duro é do tipo: "eu acredito em coelhinho da páscoa". Chega a ser cômico de tão forçado e inconcebível. Mas se você não está precocupado com coisas simples como lógica, assista ao filme para conferir a boa forma de Charlize Theron. Com certeza são dois bons motivos para ver o Jogo Duro.

J. Tavares

(Reindeer Games, EUA, 2000), Direção: John Frankenheimer, Elenco: Ben Affleck, Gary Sinise, Charlize Theron, James Frain, Dana Stubblefield. Duração: 118 min.

Voltar