A Lenda do Tesouro Perdido

A Lenda do Tesouro Perdido é o Código da Vinci sem a trama de Dan Brown. É os Caçadores da Arca Pedida sem Harrison Ford e Steven Spielberg. Ou seja, não passa de um pastiche ordinário. Mais uma tentativa de arrancar uns trocados da platéia com uma trama inverossímel feita sob medida para glorificar o já exacerbado patriotismo norte-americano.

Benjamim Franklin Gates (Nicolas Cage) nasceu em uma família de historiadores malucos. Ele passou a vida toda procurando por uma fortuna que poucos ousam acreditar que exista. De acordo com uma das mais estafúrdias teorias de todos os tempos, o tesouro dos Cavaleiros Templários, conhecido por ser um dos mais valiosos da história da humanidade está escondido em algum lugar dos Estados Unidos.

Porém, ao seguir uma mais uma pista do paradeiro do tesouro, ele acaba no Círculo Polar Ártico. Uma misteriosa palavra (Charlotte) leva Ben Gates de dedução em dedução a uma inacreditável conclusão. A localização do tesouro está em um mapa oculto no verso da Declaração da Independência!! Neste momento, a lógica vai embora de A Lenda do Tesouro Perdido e só volta nos créditos finais.

Claro que o documento histórico está completamente protegido. Gates tenta convencer a zelosa funcionária do Arquivo Nacional, Abigail (Diane Kruger) de que toda essa história rocambolesca faz sentido. Porém, ela acha tudo muito ridículo e se nega a ajudar o historiador. A solução para resolver o impasse? Ben decide roubar o documento.

Para piorar as coisas, um antigo aliado Ian Howe (Sean Bean) também está de olho na fortuna dos templários. O vilão, claro, também quer roubar Declaração da Independência dos Estados Unidos. O filme segue empilhando uma cena ridícula atrás da outra. Uma pista leva a outra pista que leva a outra pista ainda mais absurda.

Por fim, algum dia, em um futuro distante, as pessoas vão comentar que um sujeito como Nicolas Cage era escolhido para filmes de ação. E ninguém vai entender absolutamente nada...

J. Tavares

(National Treasure, EUA, 2004), Direção: Jon Turteltaub, Elenco: Nicolas Cage, Harvey Keitel, Jon Voight, Diane Kruger, Sean Bean, Justin Bartha, David Dayan Fisher, Christopher Plummer, Oleg Taktarov, Stewart F.-McLennan, Mark Pellegrino, Annie Parisse, Armando Riesco, Tyler Marks, Duração: 131 min.

Voltar