Malditas Aranhas!

Certos críticos tacanhos e despreparados de uma revista altamente desqualificada chegaram a chamar Malditas Aranhas! de um perfeito exemplar de trash movie. Nitidamente eles precisam assistir a mais filmes da produtora Troma, a rainha do lixo cinematográfico nos Estados Unidos. Fazer algo dar errado propositalmente na frente das câmeras parece simples. Bem, a verdade é que não é fácil ser ruim.

A primeira coisa que é preciso esclarecer é que um bom trash movie tem inúmeras cenas de humor involuntário. Repetindo: involuntário. São cenas sérias que acabam ficando risíveis e vice-versa. Nada disso existe em Malditas Aranhas. O direitor Ellory Elkayem insiste em dizer todo o tempo: olhem como eu sou ruim. Porém a verdade é que ele sequer tem competência para tanto.

A trama de Malditas Aranhas remete aos clássicos de terror da década de 50. Em uma pequena cidade do interior, que vive da mineração, um acidente acaba por espalhar perigosas substâncias químicas. Estas gosmas acabam por causar uma mutação transformando pequenas aranhas em monstrengos do tamanho de tanques de guerra. Para salvar o dia, ao invés da população usar detefon, surge o engenheiro de mineração Chris McCormick (David Arquette). Ele é auxiliado da Xerife Sam Parker (Kari Wuhrer) por quem nutre uma paixão secreta.

Assim, de uma hora para outra toda a cidade está fugindo de aranhas peludas gigantes. Desde o filho da Xerife, Mike (Scott Terra) até o paranóico locutor de rádio Harlan Griffith (Doug E. Doug). Para ajudar no time dos mocinhos ainda há o delegado Pete Willis (Rick Overton). O desastre maior de Malditas Aranhas! é ser incapaz, até mesmo, de ser ruim. O filme consegue fracassar de todas as maneiras possíveis e imagináveis. Por fim, um conselho aos cinéfilos mirins: não existe trash movie politicamente correto. Malditas Aranhas e malditos críticos que não entendem nada de cinema. E fim de papo.

J. Tavares

(Eight Legged Freaks, EUA, 2002), Direção: Ellory Elkayem, Elenco: David Arquette, Kari Wuhrer, Scott Terra, Scarlett Johansson, Doug E. Doug, Leon Rippy, Rick Overton, Duração: 99 min.

Voltar