A Máquina do Tempo

Se você pudesse voltar no tempo o que faria? Fácil. Certamente pediria para que o escritor H. G. Wells não escrevesse uma bobagem como A Máquina do Tempo. Só para evitar a imensa quantidade de filmes ruins feitos graças a sua idéia de viagem temporal. Bem, se sobrasse uma oportunidade, também seria interessante liquidar o Ravel para nunca mais ter de ouvir aquela porcaria de Bolero, mas essa já é outra história.

O cientista e inventor Alexander Hartdegen (Guy Pearce) está determinado a provar para o mundo que é possível viajar pelo tempo. Seu melhor amigo, o Dr. David Philby (Mark Addy), acha que Alexander tem problemas e que deve deixar este tipo de bobagem de lado. Porém uma tragédia acaba vitimando a noiva (Sienna Guillory) do cientista. Desesperado ele resolve construir uma máquina do tempo para voltar e mudar o passado. Pô, não era mais fácil e simples arranjar outra mulher?

Bem, de qualquer maneira a invenção de Alexander funciona perfeitamente. Ele retorna ao passado e tenta salvar sua noiva. Para o seu azar, de um jeito ou de outro ela acaba sempre morrendo. Desesperado, o cientista resolve viajar até o futuro para descobrir por que ele é incapaz de alterar o passado.

Então Alexander depois de algumas aventuras se manda para o distante (e põe distante nisso) ano de 802.701. Lá encontra a humanidade divida em duas tribos. Os humanos e os morlocks um povinho simpático que vive embaixo da terra e se alimenta, ora vejam só, de humanos. De uma hora para outra o cientista está ajudando os humanos a destruírem os malignos habitantes do sub-solo.

No meio da confusão e correria ele aproveita para conhecer Mara (Samantha Mumba) e enfrentar o líder do povo subterrâneo (Jeremy Irons). Com efeitos especiais apenas medianos e uma trama rocambolesca e datada, a Máquina do Tempo, acaba por ser, na verdade, uma imensa perda de tempo para o espectador. Curiosamente o filme foi dirigido por um bisneto de H.G. Wells, Simon Wells. Isso sim é que é nepotismo sem prazo de validade.

J. Tavares

(The Time Machine, EUA, 2002), Direção: Simon Wells, Elenco: Guy Pearce, Samantha Mumba, Jeremy Irons, Orlando Jones, Mark Addy, Sienna Guillory, Phyllida Law, Omero Mumba, Duração: 96 min.

Voltar