Medo da Verdade

Medo da Verdade Medo da Verdade Medo da Verdade Medo da Verdade Medo da Verdade

Incrível. Fantástico. Sensacional. O filme Medo da Verdade prova que a canastrice é hereditária. Se Ben Affleck é um canastrão de marca maior, seu irmão Casey Affleck também é. Deve ser uma nova descoberta no surpreendente mundo da genética.

A trama começa quando uma menina de quatro anos é seqüestrada. A terrível e trágica situação, como sói acontecer nestes casos, provoca uma comoção nacional. Até mesmo por que não há a mínima pista do que realmente aconteceu.

Depois de dias comendo donuts, a polícia local está completamente perdida. Os detetives Remy Bressant (Ed Harris) e Nick Poole (John Ashton) estão mais por fora que cotovelo de caminhoneiro e mais atrapalhados que cego em tiroteio, o que deixa o Capitão Jack Doyle (Morgan Freeman) muito frustrado.

Em pleno desespero, os parentes das crianças decidem contratar os dois mais jovens da história do cinema: Patrick Kenzie (Casey Affleck) e Angela Gennaro (Michelle Monaghan). A família acredita que como eles são moradores da vizinhança podem ter uma maior facilidade em fazer contato com pessoas que poderiam estar envolvidas no caso. O problema é que a investigação revela uma trama ainda mais complexa do que os detetives-mirins poderiam imaginar.

Por exemplo, eles logo descobrem que Helene McCready (Amy Ryan), a mãe da menina, é usuária de drogas e anda com gente barra pesada. Com a ajuda de Remy e Nick (os policiais são úteis, pois os detetives são menores de 18 anos e precisam andar com adultos responsáveis...) eles tentam resolver o caso.

Medo da Verdade foi baseado no livro "Gone Baby Gone", do escritor Dennis Lehane, um autor de romances policiais com certa credibilidade. Lehane já foi adaptado antes para o cinema, com o seu "Sobre Meninos e Lobos", por Clint Eastwood. Curiosamente, "Gone Baby Gone" é o quarto romance de uma série de cinco aventuras dos detetives Patrick Kenzie e Angela Gennaro, principais personagens criados por Lehane.

Até podem ocorrer novas adaptações para o cinema. É, na verdade, uma questão de tempo. Basta esperar o casal de atores envelhecer pelo menos uns 20 anos...

Finalmente, ainda cabe ressaltar que a solução da trama é totalmente ruminante. Ou seja, a gente mastiga, mastiga, mas não consegue engolir. É talvez o processo de adoção mais radical da história do planeta Terra.

Jota Tavares

(Gone Baby Gone, EUA, 2007), Direção: Ben Affleck, Elenco: Casey Affleck, Michelle Monaghan, Morgan Freeman, Ed Harris, John Ashton, Amy Ryan, Amy Madigan, Titus Welliver, Michael K. Williams, Edi Gathegi, Mark Margolis, Madeline O'Brien, Slaine, Trudi Goodman, Matthew Maher, Duração: 114 min.

Voltar