Mero Acaso

Mero Acaso pode ser facilmente definido como um filme de confusão e correria. Três amigos conhecem em momentos diferentes a mesma mulher e se apaixonam. Isto pode parecer um pouco inverossímil em princípio, mas há uma explicação lógica para tudo. Os três rapazes são ingleses enquanto a moçoila é americana. Quer dizer, qualquer coisa é melhor do que uma mulher inglesa. Realmente não tá fácil pra ninguém.

Mero Acaso conta a história de uma meiga e inocente jovem do interior dos Estados Unidos Martha (Monica Potter) que resolve partir em uma viagem para Londres em busca de diversão com apenas 35 dólares no bolso. Isto não é o que se pode chamar de uma idéia muito inteligente, mas enfim. Martha conhece Laurence Loveless (Joseph Fiennes) um loser de carteirnha, mas boa pinta, um ator desempregado Frank McQueen (Rufus Sewell) que vive sempre em crise, e um rico empresário Daniel Alfrey (Tom Hollander).

Bem entre um perdedor patético, um ator desempregado e um cara cheio do dinheiro quem a heroína escolherá? Fácil, não é? Claro que como se trata de ficção o perdedor vence. Martha que no filme se mostra mais faceira que guri de cueca nova acaba cedendo ao verdadeiro amor sem interesses financeiro. Então tá. É como diria o Falcão: o dinheiro não é tudo mas é 100%.

Mero Acaso também aproveita para usar o manjado recurso de contar a mesma cena por vários pontos de vista. Tudo para reforçar a força do acaso na narrativa. Já que é assim se por acaso você estiver na locadora sem opções de filmes, resista a tentação e não tire Mero Acaso, porque de cenas de romantismo barato o seu casamento já está cheio.

J. Tavares

(Martha, Meet Frank, Daniel and Laurence, ING, 98) , Direção: Nick Hamm, Elenco: Monica Potter, Joseph Fiennes, Rufus Sewell, Tom Hollander, Ray Winstone, Duração: 88 minutos.

Voltar