Moça com Brinco de Pérola

Moça Com Brinco de Pérola, o filme, parece ser melhor do que Moça Com Brinco de Pérola, o quadro. Porém, isso não quer dizer muita coisa. A história é baseada em um livro da escritora americana Tracy Chevalier, que narra a história por trás de uma das mais célebres obras do pintor Johannes Vermeer (1632-1675).

O problema é que tanto o filme como a tela não tem nada demais. Certamente existem na história da arte trabalhos mais relevantes capazes de sustentar um roteiro. Tudo começa na cidade de Delft, na Holanda. O ano é 1665. Depois que seu pai fica cego em conseqüência da explosão de uma estufa, Griet (Scarlett Johansson), uma jovem de 17 anos, é obrigada a trabalhar para sustentar sua família.

Como, já naquela época, o mercado de trabalho tinha poucas possibilidades, ela se torna a doméstica da casa de Johannes Vermeer (Colin Firth). Rapidamente, o pintor parece perceber para que servem as empregadas... Infelizmente, a sua mulher Catharina (Essie Davis) não gosta nem um pouco que o marido saia pincelando impunemente por aí.

Vermeer leva meses para pintar um quadro. Para desespero de sua pragmática sogra Maria Thins (Judy Parfitt). Ela funciona como uma espécie de contadora da família e com cinco filhos as despesas do pintor são consideráveis. No meio do processo de criação de uma tela, Vermeer percebe que Griet pode ser uma bela aprendiz. Lentamente começa a ensinar os segredos de sua arte à doméstica. .

O negociante Van Ruijven (Tom Wilkinson) faz uma proposta indecorosa, por que Vermeer não pinta Griet? A idéia só é aceita pelo dinheiro. Porém, o clima na casa se torna complicado. Até que uma das filhas Cornelia (Alakina Mann) decide ver o que não deve...

Apesar de toda a trama cheia de alusões, nada acontece em Moça Com Brinco de Pérola. O filme é pudico como uma sessão da tarde. Tudo é sugerido, mas nada e realmente mostrado. Scarlett Johansson. aliás, está se especializando em filmes do tipo "parece que foi, mas não vai". No fim das contas, Moça Com Brinco de Pérola resulta em um filme soporífero e dispensável exatamente como Moça Com Brinco de Pérola, o quadro.

J. Tavares

(Girl With a Pearl Earring, ING/LUX, 2003), Direção: Peter Webber, Elenco: Elenco: Colin Firth, Scarlett Johansson, Tom Wilkinson, Judy Parfitt, Cillian Murphy, Essie Davis, Joanna Scanlan, Alakina Mann, Chris McHallem, Gabrielle Reidy, Rollo Weeks, Anna Popplewell, Anaïs Nepper, Melanie Meyfroid, Nathan Nepper, Duração: 95 min.

Voltar