Não É Mais um Besteirol Americano

Não É Mais um Besteirol Americano é uma tentativa frustada de satirizar os filmes de adolescentes. O motivo é simples. Muitas das piadas fazem referência a obras da década de 80, principalmente as dirigidas por John Hughes. Oras, até parece que a juventude americana acostumada a achar graça de South Park e Jackass tem alguma lembrança deste tipo de cinema. Logo, só se você tiver mais de 30 anos para entender as referências do roteiro. E, é claro, nesta idade você jamais vai se prestar a assistir a este tipo de comédia.

Janey Briggs (Chyler Leigh), é uma aspirante a artista. Ela é linda mais vive escondida atrás de óculos grossos e um rabo de cavalo. Jake Wyler (Chris Evans), é o cara mais popular da escola que quer transformar Janey na rainha do baile. Seu melhor amigo é o gordo Reggie Ray que depois de sofrer um acidente jogando futebol americano pode morrer se sofrer mais cinco concussões. E, acredite se quiser, sua irmã Catherine Wyler (Mia Kirshner) quer levá-lo para cama e não estamos falando de cantar canções de ninar.

Porém Janey tem outro pretendente o patético Ricky (Eric Jungmann), que acaba se transformando no famoso amigo-arroz (só acompanha). Ainda existe uma carismática aluna de intercâmbio Areola (Cerina Vincent, provavelmente a melhor coisa do filme) e uma repórter de 90 anos que se matricula para investigar o comportamento dos jovens Sadie (Beverly Polcyn).

A galeria de losers não termina com destaque para o afro-americano Malik que só pode dizer três frases "Damn!", "That is whack!" e "Oh, shit!" . Some-se a isso três mirins ainda virgens Mitch Briggs (Cody Mcmains), Bruce (Samm Levine) e Ox (Sam Huntington), que são apaixonados pela garota mais perfeita da escola, Amanda Becker (Lacey Chabert).

Obviamente que Janey vai se transformar em uma linda mulher para desespero da rainha das cheerleader Priscilla (Jaime Pressly) e para alegria de seu pai alcoólatra Mr. Briggs (Randy Quiad). Não É Mais um Besteirol Americano mesmo com tantos personagens e tramas não funciona. Na verdade, quando se trata de anos 80 é melhor deixar o tempo apagar qualquer lembrança.

J. Tavares

(Not Another Teen Movie, EUA, 2001), Direção: Joel Gallen, Elenco: Chyler Leigh, Chris Evans, Jaime Pressly, Mia Kirshner, Eric Christian Olsen, Deon Richmond, Eric Jungmann, Ron Lester, Cody Mcmains, Samm Levine, Sam Huntington, Joanna Garcia, Lacey Chabert, Cerina Vincent, Beverly Polcyn, Riley Smith, Randy Quiad, Duração: 82 min.

Voltar