Os Gatões - Uma Nova Balada

O seriado The Dukes of Hazzard foi um sucesso no final da década de 70 nos Estados Unidos. No Brasil foi exibido pela Rede Globo nos terríveis anos 80 e ganhou um nome absurdamente ridículo: Os Gatões. Bem, graças a brutal falta de idéias que assola Hollywood alguém decidiu levar as aventuras da família Duke para o cinema.

O fato é que Os Gatoões praticamente não tinha enredo. O herói da série era um carro, o indestrutível General Lee (um Dodge Changer). Tudo se resumia a corridas sem sentido e uma razoável destruição de carros de polícia a cada episódio. Uma premissa dessas poderia funcionar no cinema? Claro que não. Por isso que Os Gatões - Uma Nova Balada é um daqueles desastres cinematográficos.

A trama se passa na pequena cidade de Hazzard. No local, tudo mundo sabe que o negócio da família Duke é bebida ilegal, que é fabricada pelo tio Jesse (Willie Nelson). Os primos Luke (Johnny Knoxville) e Bo (Seann William Scott) são responsáveis pela entrega das bebidas, que é feita através de um Dodge Changer laranja apelidado de "General Lee".

Luke é metido a conquistador, já Bo é totalmente atrapalhado, mas é o melhor motorista da família. Os dois primos acabam quase sempre envolvidos em problemas com a polícia. Por isso, andam em alta velocidade fazendo manobras arriscadas no General Lee. A dupla também visita periodicamente o Boar's Nest, um bar onde sua prima Daisy (Jessica Simpson) trabalha como garçonete.

A situação se complica para os Duke quando o chefe Hogg (Burt Reynolds) resolve comprar as terras dos vizinhos. Assim a fazenda do Tio Jesse (Willie Nelson) passa a ser ameaçada. Para resolver a encrenca Luke e Bo vão precisar da ajuda de Pauline (Lynda Carter), uma amiga da família.

Eles decidem preparar um plano para salvar o local em que moram. Tudo vai depender de uma corrida. Claro que eis uma chance perfeita para o General Lee mostrar o seu valor.

Os Gatões - Uma Nova Balada prova que certas idéias ficam muito melhor em uma gaveta do que no cinema. O filme não é um completo desperdício porque descobre (e aproveita muito bem) qual é o verdadeiro talento da Jessica Simpson...

J. Tavares

(The Dukes of Hazzard, EUA, 2005), Direção: Jay Chandrasekhar, Elenco: Johnny Knoxville, Seann William Scott, Alice Greczyn, Steve Lemme, Michael Weston, Michael Roof, Jessica Simpson, James Roday, M.C. Gainey Burt Reynolds, David Koechner, Willie Nelson, Jack Polick, Lynda Carter, Kevin Heffernan, Nikki Griffin, Duração: 106 min.

Voltar