O troco

payback1.jpg (11854 bytes)

Estréia desastrosa na direção do premiado roteirista Brian Helgeland, de "Los Angeles a Cidade Proibida". O Troco é baseado no livro "The Hunter", escrito por Donald E.Westlake(sob o pseudônimo de Richard Stark). Filmado pela primeira vez em 1967, pelo diretor John Boorman no filme "Point Back", que no Brasil se chamou "A queima Roupa". O ator Mel Gibson, um dos produtores executivos da fita, não gostou do seu resultado final e resolveu mudar o roteiro e refilmar várias cenas ele mesmo. A julgar por sua megalomania se Gibson pudesse, na época, teria mudado o final de Hamlet para ficar mais ‘comercial’.

Parece existir então dois filmes: um que segue a história original, com várias cenas em comum com o filme de 1967, e outro que é mero veículo para Gibson repetir seu papel de idiota durão da série Máquina Mortífera.

A interessante história sobre um ladrão que é traído por seu parceiro depois de um golpe bem sucedido. E que a partir daí tenta reaver sua parte no roubo, míseros 70 mil dólares, é totalmente desperdiçada. Resultando numa obra apócrifa que perverte todas as melhores situações do roteiro original.

A despeito de sua qualidade e problemas de produção, O Troco acabou se tornando um sucesso nos Estados Unidos. Devido graças a um ótimo trailler, que resume praticamente toda ação do filme, e uma campanha publicitária que incitava o público a torcer pelo bandido. Mas pelo que se vê na tela, a única coisa que alguém poderia se prestar a torcer nesse filme, é que acabe o mais rápido possível.

Saulo Gomes

(Payback, Eua, 1999) Direção: Brian Helgeland. Elenco: Mel Gibson, Gregg, Henry, Maria Bello, kris Kristofferson, James Coburn, David Paymer, Deborah Kara Unger, Lucy Liu, Bill Duke, William Devane. 105 min.

Voltar