Pollock

Quantas vezes você já foi a uma exposição de arte moderna e olhou todos aqueles quadros dependurados na parede e pensou: pô, isto parece ser coisa de gente bêbada. Bem, no caso do pintor americano Pollock era verdade. Considerado o maior nome do expressionismo abstrato norte-americano, Pollock era um amante do bom e velho goró.

O filme é dirigido pelo estreante Ed Harris, que também atua no papel principal. Harris é um conhecido ator coadjuvante do cinema americano. Como ninguém queria lhe dar a chance de ficar com a melhor parte, ele torrou as suas economias só para aparecer mais que o resto do elenco pelo menos uma vez na vida. Curiosamente, ele foi indicado ao Oscar de melhor ator, mas o filme acabou levando mesmo o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Marcia Gay Harden em 2000. Quer dizer, nem assim Harris conseguiu deixar de ser um loser.

Pollock conta mais uma vez a mesma história de um pintor atormentado pelo reconhecimento da sua obra. Provavelmente por serem tão sofredores os artistas abstratos não conseguem pintar em linha reta. Jackson Pollock (Ed Harris) depois de conseguir algum sucesso de público e crítica se muda para o interior com sua esposa Lee Krasner (Marcia Gay Harden). Com o fim da vida de sexo, drogas e goró, Pollock começa a desenvolver uma técnica revolucionária de pintar.

O pintor americano largava a tinta no quadro, sem encostar o pincel. usa o mesmo como se fosse um bastão para espraiar a tinta. Bem, o resultado era um monte de borrões incompreensíveis, mas tem crítico que gosta. Assim, Pollock atinge o estrelato e ganha dinheiro, muito dinheiro. Tudo que ele precisava para voltar a beber. Por causa de seu alcoolismo acaba morrendo em um trágico acidente de trânsito. Parece que a idéia do filme dirigido por Ed Harris é que fazer sucesso é muito perigoso, o melhor é viver no fracasso banal de cada dia. Porém cada um com seus problemas...

J. Tavares

(Pollock, EUA, 2000), Direção: Ed Harris, Elenco: Ed Harris, Marcia Gay Harden, Amy Madigan, Jennifer Connelly, Jeffrey Tambor, Bud Cort, John Heard, Val Kilmer, Duração: 122 min.

Voltar