Prova de Vida

chocolat1.jpg (4828 bytes) chocolat2.jpg (5550 bytes)

Prova de Vida é um daqueles filmes que se tornou famoso pelo que aconteceu atrás das câmeras. Tudo por conta do romance entre Meg Ryan e Russell Crowe. Meg se apaixonou e chegou a dar declarações entusiasmadas na imprensa americana. Só que Crowe negou tudo, fugiu da raia e ainda disse que preferia as vacas da sua fazenda na Austrália a ficar com Meg Ryan. Coisa fina.

Mesmo com toda esta promoção gratuita, Prova de Vida foi um fracasso retumbante nos Estados Unidos. E não é para menos. Um engenheiro americano Peter Bowman (David Morse) é seqüestrado em uma republiqueta latino-americana chamada Tecala por um grupo revolucionário. Sua esposa Alice (Meg Ryan)parece achar que tudo não passa de uma brincadeira de gente subdesenvolvida. Quando chega a conta - os criminosos pedem um resgate de três milhões de dólares - a piada pede a graça.

Para salvar a pátria surge um negociador profissional de resgastes Terry Thorne (Russell Crowe). Acostumado com este tipo de situação Terry vai enrolando, enrolando, tentando vencer os seqüestradores no cansaço. E os dias, semanas, meses vão se arrastando. Enquanto isso o marido de Alice continua preso na selva, tomando porrada na orelha, sofrendo para ficar vivo.

Até que depois de horas de negociação e de tédio cinematográfico absoluto, Terry resolve usar a boa e velha tática americana: dar uma de Rambo. Assim, com a ajuda de um amigo Dino (David Caruso) elabora um plano genial. Entrar na selva com um bando de mercenários e resgatar na marra o marido de Alice. Obviamente, que tudo vai dar certo, azar dos latinos. Curiosamente, o filme foi inspirado em um artigo "Adventures In The Ransom Trade" escrito em 1998 por William Prochnau para a revista Vanity Fair. E isto explica muita coisa...

J. Tavares

(Proof of Life, EUA, 2000), Direção: Taylor Hackford, Elenco: Meg Ryan, Russell Crowe, David Morse, David Caruso, Pamela Reed, Duração: 128 min.

Voltar