Roubando Vidas

Não é verdade que Angelina Jolie só faça filmes ruins. Ela também faz filmes péssimos como Roubando Vidas. Justiça seja feita. A trama policial dirigida por DJ Caruso é um verdadeiro festival de clichês. Bastam poucos minutos para descobrir o culpado, que é de uma obviedade boçal.

Tudo começa quando a perita em perfil criminal do FBI, a agente especial Illeana Scott (Angelina Jolie) é convidada para ajudar a resolver um caso em Montreal, no Canadá. Ela não confia nas técnicas tradicionais de solução de crimes . Ou seja, é uma daquelas pessoas modernas que acredita em duendes ou em relações públicas.

Como o FBI é sinônimo de incompetência, Illeana consegue fingir que decifra os mistérios de uma mente assassina com sua abordagem intuitiva e não-convencional. Ela usando de sua impagável perspicácia supõe que o assassino, é uma espéciec de camaleão. Ele "rouba-vidas", ou seja, assume a vida e a identidade de suas vítimas.

Illeana decide que é mais esperta que todo o Canadá. Contra o regulamento, a lógica e o bom senso decide trabalhar sozinha. Como os policiais canadenses acreditam - sabiamente - que todo americano é maluco, ela segue em busca de pistas adquiridas com a sua intuição.

Aliás, ela usa esta abordagem intuitiva para decidir que o primeiro suspeito de ser o assassino James Costa (Ethan Hawke) é inocente. Tudo por que ela se apaixona pelo rapaz. Ambos mostram que a Justiça é cega, mas é boa. Com direito inclusive a um pouco do carisma de Angelina (de fato, somente esta cena salva o filme do desastre total.

Apaixonada, a agente começa a perder a sua capacidade de avaliação. De qualquer maneira, o roteiro deixa claro que Illeana é uma das pessoas mais ineptas e incapazes que já pisou no FBI. Com tanta falta de talento, não é à toa que o Estados Unidos se transformaram no paraíso dos serial killers.

Enfim, Roubando Vidas não é recomendado sequer para quem é fã de Angelina Jolie. Ele serve apenas para quem está interessado no carisma da moça. Porém, para que pagar a locação? É melhor baixar a cena da Internet...

J. Tavares

(Taking Lives, EUA, 2004), Direção: D.J. Caruso, Elenco: Angelina Jolie, Ethan Hawke, Kiefer Sutherland, Gena Rowlands, Olivier Martinez, Tchéky Karyo, Jean-H. Anglade, Paul Dano, Justin Chatwin, André Lacoste, Billy Two Rivers, Richard Lemire, Julien Poulin, Marie-Josée Croze, Christian Tessier, Duração: 103 min.

Voltar