Salt

Salt Salt Salt Salt Salt Salt Salt

Salt é um filme de confusão e correria. Angelina Jolie não para (não culpem a ZeroZen, culpem a reforma ortográfica) de andar de um lado para outro feito uma barata tonta nem mesmo quando já se aproximam os créditos finais. Claro que tanta movimentação só serve para disfarçar um roteiro ridículo repleto de clichês.

Evelyn Salt (Angelina Jolie) é uma agente da CIA. No começo do filme, ela está na Coreia do Norte como uma espiã. Acaba sendo descoberta pelo governo e é brutalmente torturada. Um aviso ao pessoal da CIA, tentar fazer uma loira passar despercebida em um país asiático é realmente uma ideia de jerico...

Porém, o governo norte-americano acaba realizando uma troca de prisioneiros para salvar Salt. Tudo pela insistência de seu marido, que pressiona as autoridades. De volta aos EUA, a espiã já está pensando em pendurar os sapatos de salto alto e se transformar uma pacata e pacífica dona de casa.

Infelizmente, um desertor russo Vassily Orlov (Daniel Olbrychski) surge do nada disposto a revelar uma informação importante. E ele garante que Salt é uma espiã russa infiltrada. Tudo faz parte de um plano mirabolante criado na época da Guerra Fria no qual vários agentes teriam sido enviados para os EUA. A ideia era substituir pessoas comuns e aos poucos assumir cargos importantes no governo.

E tem mais. Para o Orlov, que deve ter tomado umas vodkas a mais, Salt vai matar o primeiro ministro Russo, quando ele estiver nos EUA para o funeral do vice-presidente norte americano. Decidida a provar sua inocência, ela não contrata nenhum advogado, suborna algum juiz, ou tenta falar com um parente amigo de um deputado. Sem haver qualquer motivo razoável, a heroína parte para a solução mais improvável.

Ou seja, ela simplesmente decide fugir e sai correndo pelo mundo usando suas habilidades para proteger não apenas sua vida, mas também a de seu marido. Seu parceiro Ted Winter (Liev Schreiber) é o único que acredita em sua inocência, Já PeaBody (Chiwetel Ejiofor), da Contra Inteligência, quer prendê-la a qualquer custo.

A partir daí, Salt se mostra indestrutível dando uma surra em marmanjos com o dobro do seu tamanho. Diga-se de passagem, mocinhos americanos contra bandidos russos é algo que simplesmente não funciona mais. Atualmente, o povo da União Soviética está mais preocupado em distribuir DVDs piratas do que brigar com o Chuck Norris.

Em tempo, o roteiro de Salt foi inicialmente oferecido a Tom Cruise, mas ele rejeitou a proposta alegando semelhança entre Ethan Hunt (protagonista de "Missão Impossível") e o personagem principal de Salt. Para não ficar muito parecido o roteirista mudou o espião para uma espiã. Ah, claro. Aí sim, ficou tudo bem diferente...

J. Tavares

(Salt, EUA, 2010), Direção: Phillip Noyce, Elenco: Angelina Jolie, Liev Schreiber, Chiwetel Ejiofor, Daniel Olbrychski, August Diehl, Daniel Pearce, Hunt Block, Andre Braugher, Olek Krupa, Corey Stoll, Cassidy Hinkle, Vladislav Koulikov, Olya Zueva, Duração: 100 min.

Voltar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina