Sociedade Secreta

skulls1.jpg (4560 bytes) skulls2.jpg (5529 bytes) skulls3.jpg (6616 bytes)

Sociedade Secreta é um filme do tipo: me engana que eu gosto. A quantidade de disparates no roteiro é capaz de supreender até mesmo quem perdeu completamente a fé na humanidade. A sucessão de cenas constrangedoras e sem sentido deve ter estabelecido algum novo recorde no gênero. Só para constar: o filme é estrelado por Joshua Jackson do seriado da Sony Dawson`s Creek, o que já é uma garantia de ruindade.

A trama de Sociedade Secreta acredita que em cada faculdade americana exista gente que se reúna à noite para participar de grupos fechados cheios de regras esdrúxulas. Além disso, os membros destas elites, que existiriam há mais de 200 anos, ficam sempre em segredo perante o resto da humanidade. Inclusive presidentes fariam parte destas associações cujo objetivo seria moldar líderes para o futuro.

Então tá. O esforçado estudante Luke McNamara (Joshua Jackson) , líder da equipe de remo, sonha em participar de uma dessas sociedades secretas. Tudo porque ele está sem dinheiro e vai acabar largando a faculdade. E sem money ele não tem coragem de declarar seu amor por sua colega Chloe (Leslie Bibb).

Então uma noite ele recebe um chamado para se tornar um Skull (caveira). O problema é que Luke tem um colega de quarto jornalista, Will Beckford (Hill Harper) que acha que há algo de podre no reino da dinamarca e não é a pizza que está mofando no microondas. Para Will se é secreto e é da elite, não pode ser coisa boa. Luke não quer nem saber e entra para o grupo. Logo de cara surgem na sua conta bancária 20 mil dólares para gastar à vontade. Tudo parece perfeito.

Neste ponto o roteiro do filme começa a tomar um rumo capaz de fazer corar qualquer gaiola das loucas. Will fica revoltado por que Luke esconde a verdade e não quer dizer que se tornou um Skull. Hmmm. Will acusa Luke de o estar traindo. Duplo Hmmmmm. Depois de entrar na sociedade Luke descobre que terá uma alma gêmea, Caleb Mandrake (Paul Walker), e ambos vão ter de cuidar um do outro para sempre. Triplo, quadruplo Hmmmmmm.

Como se a situação não estivesse ruim o suficiente. Will é assassinado e as suspeitas recaem todas em cima de Luke. Justamente quando pensava em abandonar a sociedade, Luke vai acabar descobrindo que brincar de maçonaria é muito mais perigoso do que imagina. Detalhe mais idiota do filme: na faculdade existe um prédio abandonado em cujo topo reluz uma caveira prateada. Bom, que droga de sociedade secreta é essa? Sem falar que todos os personagens conhecem quem são os Skulls, ou seja, é algo tão fechado como foi, digamos, a vida particular da Lady Di. O melhor a fazer é ignorar qualquer trabalho que tenha atores de seriados da Sony, pois é provável que eles tenham montado uma confraria secreta de filmes ruins.

J. Tavares

(The Skulls, EUA, 2000), Direção: Rob Cohen, Elenco: Joshua Jackson, Paul Walker, Hill Harper, Craig T. Nelson, William Petersen, Christopher Mcdonald, Steve Harris, Duração: 117 minutos.

Voltar