Táxi

O que dizer de um filme que tem Queen Latifah e Gisele Bündchen no elenco e aposta todas as suas fichas na obesa comediante norte-americana? É tipo de coisa que nasceu para o fracasso. Nada pode prosperar com uma premissa dessas.

Porém, Táxi é muito mais do que uma empulhação cinematográfica ou de um arremedo de comédia. O filme só não é a perfeita estupidez, porque perfeição não existe. O início da trama mostra que o diretor desconhece o significado da palavra ridículo.

Uma ágil e magra ciclista faz evoluções e malabarismos para entregar sua encomenda a tempo. Obviamente, ela tem sucesso. Porém, quando tira o capacete o espectador se depara com a figura rotunda de Queen Latifah!! É dose para mamute.

Belle Williams (Queen Latifah) como se pode perceber é uma amante da velocidade. Agora, chegou a hora de provar algo mais rápido do que uma bicicleta. Ela finalmente ganha sua licença para dirigir um táxi. Claro que respeito as mais elementares regras de trânsito não fazem parte da sua vida.

Porém, um dia, ela está no lugar errado e na hora errada. Há um assalto a um banco, e o neurótico policial Andy Washburn (Jimmy Fallon) pede que ela persiga os criminosos. Com um carro envenenado ("tunado" diriam os metidos à besta) ela quase consegue capturar os bandidos, depois de destruir boa parte do patrimônio público.

Como Washburn falhou na missão acaba sendo o bode expiatório e, num arroubo de criatividade do roteiro, é expulso da força policial. Porém, o patético tira, que só não é mais incompetente por falta de espaço, descobre que a quadrilha de assaltantes é composta por mulheres. Mais do que isso por vagabundas, digo, por criminosas brasileiras.

E a líder do bando é a escultural, fascinante, magnífica, estonteante, carismática, monumental Vanessa (Gisele Bündchen). Curiosamente, Gisele fala em brasileiro durante o filme. Suas companheiras, porém, conversam no melhor sotaque lusitano. É realmente um samba do crioulo doido.

O policial que não sabe dirigir e a taxista que não acredita em dieta se unem para capturar a quadrilha de assaltantes brasileiras. A partir daí, o filme empilha uma sucessão de piadas com o prazo de validade vencido. O resultado é um dos piores filmes do ano. O consolo é poder ver Gisele Bündchen de biquíni por breves instantes. Porém, se é por isso, é melhor comprar o DVD e usar a tecla pause onde interessa.

Detalhe importante: Jimmy Fallon é um comediante saído diretamente do Saturday Night Live. Como se sabe, nenhum filme em que um integrante deste programa programa participe não pode ser grande coisa. Para piorar, Táxi é uma refilmagem da produção francesa homônima dirigida em 1998 por Luc Besson. Ou seja, não podia mesmo dar certo...

Paulo Pinheiro

(Taxi, EUA, 2004), Direção: Tim Story, Elenco: Queen Latifah, Jimmy Fallon, Henry Simmons, Jennifer Esposito, Gisele Bundchen, Ana C. De Oliveira, Ingrid Vandebosch, Magali Amadei, Ann-Margret, Christian Kane, Boris McGiver, Adrian Martinez, Joe Lisi, Bryna Weiss, Duração: 97 min.

Voltar