O Vencedor

The Figther The Figther The Figther The Figther The Figther The Figther

O que é melhor: viver à sombra do sucesso de seu o irmão ou lucrar com o seu fracasso? Esse parece ser o dilema do filme O Vencedor. É mais outro drama sobre o mundo do boxe. Na verdade, tudo parece uma desculpa, um mero pretexto para inserir lutas no roteiro e dizer que está analisando com profundidade questões mais complexas.

De qualquer maneira, a trama começa o desejo de Micky Ward (Mark Wahlberg), um lutador de trinta anos, que aspira ser campeão da categoria peso pesado. Ele vive repartindo as glórias - e erros - com seu meio-irmão Dicky Eklund (Christian Bale). No passado, Eklund se tornou o orgulho da classe operária de Lowell, uma cidade de cem mil habitantes, no interior de Massachusetts, ao derrubar Sugar Ray em uma luta.

Como quem vive de passado é museu, Micky tenta buscar seu espaço no mundo do boxe. Infelizmente, é empresariado pela mãe Alice Ward (Melissa Leo) e treinado pelo irmão. A incompetência de ambos custa caro, e o boxeador está em uma fase ruim, perdendo várias lutas. Para piorar as coisas, Dicky está viciado em crack e se afunda cada vez mais.

No meio de tanta confusão, a HBO decide realizar um documentário sobre o passado de glória de Dicky. Ele aproveita para apresentar a família - constituída de nove filhos, sendo sete mulheres. Para o ex-lutador essa será a oportunidade de ele se reabilitar e voltar aos ringues. Para pagar as despesas, Alice e Dicky programam uma luta para Micky em Atlantic City. Dá tudo errado e ele é nocauteado sem piedade.

Chateado por ter sido enganado pela própria família, Micky passa a namorar Charlene Fleming (Amy Adams), uma garçonete. E a moçoila começa a mudar o jeito de pensar do lutador. Pela primeira vez, Micky percebe que sua família é parte do problema e não da solução. Enquanto ele tenta dar um novo rumo à sua carreira, Dicky entra cada vez mais no mundo do crack. Tanto que agride um policial e acaba sendo preso.

Quanto o documentário da HBO é exibido, mostra não o tempo de glória de Dicky, mas seu envolvimento com a droga. Na cadeia, Dicky se desespera e percebe que precisa mudar de vida. E as coisas acabam dando certo em um final edificante. Aliás, O Vencedor não consegue deixar de ser um filme morno. Fica sempre no canto do ringue esperando soar o final do round.

Diga-se de passagem, Christian Bale é um bom ator. Porém, em seus filmes, quase sempre acaba superado por outro sujeito no elenco. Desta vez para garantir, que ninguém ia roubar a cena decidiu contracenar com Mark Wahlberg! Aí ficou fácil, muito fácil. Um nocaute no primeiro assalto.

J. Tavares

(The Figther, EUA, 2010) Diretor: David O. Russell. Elenco: Christian Bale, Mark Wahlberg, Amy Adams, Melissa Leo, Jack McGee, Melissa McMeekin, Bianca Hunter, Erica McDermott, Jill Quigg, Dendrie Taylor, Kate B. O'Brien, Jenna Lamia, Mickey O'Keefe, Frank Renzulli, Caitlin Dwyer, Ross Bickell . Duração: 114 min.

Voltar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.