Trapaceiros

Qual será a última vez que alguém disse não para Woody Allen? Sério. Ninguém mais parece se atrever a contestar o cineasta. Atualmente ele filma na média um longa-metragem por ano. E não existe nenhuma boa alma capaz de pedir para que o comediante tire umas férias. No caso de Allen, a quantidade não está decididamente se refletindo em qualidade.

Em Trapaceiros, Woody Allen interpreta o papel de Ray Winkler um ladrão fracassado que vive montando planos estapafúrdios. Claro que com um talento desses, quem ganha o dinheiro do aluguel é a sua mulher Frenchy (Tracey Ullman), que trabalha como manicure. Então um belo dia Ray resolve chamar todos os seus amigos de presídios para revelar um golpe genial que bolou. Frenchy avisa que isso não vai dar certo, mas o seu marido a convence a investir todas as suas economias em um plano perfeito.

A idéia de Ray é assaltar um banco. Para isso é preciso comprar uma pizarria que está para alugar. Como o prédio não pode ficar abandonado Frenchy começa a vender biscoitos. Enquanto isso, no subsolo, o bando que mais parece saído de um asilo de velhinhos meliantes trabalha cavando um túnel que irá sair dentro do banco. O problema é que os biscoitos de Frenchy se tornam um sucesso. Acabam chamando a atenção de toda a vizinhança.

O sucesso é tanto que Ray e Frenchy ficam milionários do dia para a noite. A partir daí começam a viver os problemas da alta sociedade. Ambos fazem de tudo para se transformarem em pessoas chiques e chegam até a usar um marchant David (Hugh Grant) como professor de boas maneiras. O fato é que o grande defeito de Trapaceiros é simplesmente não ter graça nenhuma. Até mesmo Woody Allen parece cansado de repetir a mesma piada pela enésima vez. Trapaceiros é um filme recomendado apenas para quem gosta de ser enganado...

J. Tavares

(Small Time Crooks , EUA, 2000), Direção e roteiro: Woody Allen, Elenco:Woody Allen, Tracey Ullman, Michael Rapaport, Tony Darrow, Jon Lovitz, Elaine May, Elaine Stritch, Hugh Grant, George Grizzard, Brian McConnachie, Kristine Nielsen, Larry Pine, Julie Lund, Maurice Sonnenberg, Richard Mawe, Duração: 94 min.

Voltar