Starship Troopers - Tropas Estelares

dogma1.jpg (24013 bytes) dogma1.jpg (24013 bytes)

Este filme foi mais uma tentativa desesperada do diretor Paul Verhoeven de fazer as pazes com o sucesso. Para o seu azar ninguém até hoje esqueceu a bomba Showgirls. Talvez por isso Verhoeven tenha voltado a ficção gênero no qual se consagrou com clássicos como Robocop.

Em um futuro não muito distante (todos os filmes de ficção começam assim), o jovem Johnny Rico (Van Dien) resolve largar os estudos (tem coisa mais chata do que prova toda a semana?) e por tabela abandona a família e para fazerparte da Infantaria Móvel. Uma espécie de exercito só que muito mais chique.

Johnny aproveita para ficar mais próximo da sua amada, Carmem (a escultural Denise Richards), que vai seguir a carreira de piloto de aeronaves. Só que o planeta Terra começa a ser ameaçado por gigantescos insetos alienígenas que querem fazer patê dos humanos. O exército é convocado esubitamente Johnny descobre que a emocionante vida militar não é tão emocionante assim.

No fim das contas, o filme que tenta ser uma crítica contra a militarização, acaba virando uma aventura inconseqüente e pífia. Ficou no meio do caminho. Na verdade, se Tropas Estelares fosse filmado na década de 80 era capaz de fazer algum sucesso. Em tempo, sempre que fazem um filme de ficção em que o vilões são insetos gigantes fica no ar a pergunta: por que não usam logo o detefon e acabam com essa palhaçada.

J. Tavares

(Starship Troopers, EUA, 1997), Direção: Paul Verhoeven, Elenco: Denise Richards, Casper Van Dien, Dina Meyer, Jake Busey, Michael Ironside, Duração: 129 min.

Voltar