U-571 - A Batalha no Atlântico

u571a.jpg (5927 bytes) u571b.jpg (7538 bytes) u571c.jpg (5891 bytes)

U-571 - A Batalha no Atlântico é um filme sobre submarinos. Vai ver foi por isso que ele naufragou. As boas intenções da história com certeza não sabiam nadar e estão perdidas no fundo de algum oceano. Na verdade a obra consegue ser ruim até debaixo d'água. Provavelmente os produtores ao verem o resultado final perceberam que todo o dinheiro investido estava fazendo água.

Piadas à parte, U-571 - A Batalha no Atlântico é muito ruim. É um filme que deveria ser proibido por uso de clichês muito além do limite permitido. Em 1942, os submarinos de Hiltler (os chamados U-boats) declararam guerra aos Estados Unidos. Através de comandos cifrados, graças a máquina Enigma, os alemães conseguem infligir pesadas baixas aos americanos. Até alguém no exército com falta do que fazer sugere o impossível: capturar um submarino alemão para obter os códigos secretos gerados pela Enigma.

Não parece fazer muito sentido e não faz. Mas se você está a fim de lógica certamente não vai escolher a carreira militar. O comandante Mike Dahlgren (Bill Paxton) reúne uma equipe de suicidas, digo, corajosos homens dispostos a arriscar suas vidas. O tenente Andrew Tyler (Matthew McConaughey), Pete Emmett (Jon Bon Jovi) e Larson (Matthew Settle). Além destes ainda aparecem na lista o chefe Klough (Harvey Keitel), Wentz (Jack Noseworthy), o cozinheiro Eddie (T.C. Carson), Trigger (Thomas Guiry), Mazzola (Erik Palladino), Tank (Dave Power), Griggs (Derk Cheetwood) e Rabbit (Will Estes).

Claro que dominar o submarino alemão até que é simples, o difícil é trazer ele para os Estados Unidos. Afinal de contas os manuais do usuários estão todos na língua germânica. Quem mandou faltar as aulas de alemão. O nível do filme rapidamente desce até um 100 pés de profundidade e não volta mais. Como todo mundo fica preso em um só cenário (o submarino) até que a produção consegue economizar uns trocados. Nada acontece que justifique U-571 - A Batalha no Atlântico. A não ser que você seja um fã de navegação embaixo d'água não perca seu tempo.

J. Tavares

(U-571, EUA, 2000), Direção: Jonathan Mostow, Elenco: Matthew Mcconaughey, Bill Paxton, Harvey Keitel, Jon Bon Jovi, Jake Weber, Erik Palladino, Matthew Settle, David Keith, Thomas Kretschmann, Jack Noseworthy, T.C. Carson, Thomas Guiry, Dave Power, Will Estes, Derk Cheetwood, Duração: 115 min.

Voltar