Garotos Incríveis

wonderboys01.jpg (5825 bytes) wonderboys02.jpg (4651 bytes) wonderboys03.jpg (3566 bytes)

Este é o típico filme ‘tá, mas e daí? É bem feitinho, tem um elenco estrelar, mas no final uma pergunta não quer calar: ‘tá, mas e daí? Allan Dawn, pioneiro da arte cinematográfica, já dizia: cinema é imagem em movimento. Só faltou explicar para o diretor Curtis Hanson(Los Angeles - Cidade Proibida) que elas necessariamente precisam levar a algum lugar. Caso contrário nada acontece.

A história gira em torno de Grady Tripp(Michael Douglas), professor de redação numa universidade do interior dos Estados Unidos. Escritor de um livro só Tripp passou os últimos sete anos tentando terminar seu segundo livro. Apesar de em momento algum tocar no assunto, o fato dele ser um maconheiro inveterado tem muito a ver com isso. Afinal se sabe que bons escritores são, no mínimo, alcoólatras. Nunca se ouviu falar de um bom escritor vindo da Jamaica...

Mas a vida não está mesmo fácil para Tripp: sua esposa acabou de lhe abandonar. O que coloca em xeque sua relação nada "profissional" com a reitora da Universidade(Francis McDormand). E como se não bastasse ainda tem uma aluna "groupie"(Katie Holmes, que tem pouco mais de uma dúzia de falas no filme) querendo conhecer toda essência do saber de Tripp.

Nada disso, no entanto, é a trama central do filme, que perde a maior parte do seu tempo acompanhando a história, sem interesse, de James Lerr( Tobey Maguire). O único aluno de Tripp que se revela um escritor em potencial, mas com um professor como esse, só poderia se esperar isso mesmo. Para completar o quadro: surge a figura patética de Robert Downey Jr. no papel de um editor gay, que logo fica interessado no "talento" de James.

Há muitas reviravoltas e algumas tramas paralelas absurdas, que nada ajudam para reverter o resultado final pífio. A estética gay, inclusive, se faz presente, mas não compromete.

Ah! ia me esquecendo Bob Dylan ganhou um Oscar pela música "Things Have Changed"... que abre e fecha o filme. O quê também não deixa de merecer um ‘tá mas e daí?

Saulo Gomes

(Wonder Boys, EUA, 2000) Direção: Curtis Hanson. Elenco: Michael Douglas, Tobey Maguire, Francis McDormand, Robert Downey Jr., Katie Holmes. 112 min.

Voltar