A verdade sobre a miopia

A ZeroZen, em sua fase decadente, vem sendo acusada de tapar os olhos para as mais escabrosas conspirações que insistem em surgir de forma galopante. Pois foi justamente pensando na vista que um estranho questionamento apareceu. Uma reportagem em um famoso jornal brasileiro flagrou camelôs vendendo óculos de grau sem receita.

Eis um fato muito estranho. Quem sofre de miopia precisa passar por vários exames até detectar a extensão de sua deficiência. O teste mais famoso é um cartaz com diversas letras em diversos tamanhos. Por exemplo ETVKLSCF, depois GTMSNFGHR e assim por diante. O teste funciona relativamente bem em todos os países com exceção da Polônia. A maioria dos poloneses não acredita se tratar de uma avaliação, mas sim de uma lista de parentes.

De qualquer forma, se os óculos dos camelô funcionam, o que poderia estar errado é justamente a miopia. E foi por meio deste intrigante questionamento que a ZeroZen descobriu mais uma assustadora e cruel conspiração. Se você é um quatro-olhos declarado prepare-se para saber toda a verdade sobre a miopia.

Antes de mais nada é preciso compreender o funcionamento dos olhos. Eles são constituídos por várias estruturas que juntas conectam o mundo exterior com o nosso interior, captando as imagens e movimentos e levando as informações até o cérebro.

A córnea é a superfície de maior refração do olho e se ajusta com a esclera (o "branco do olho") como um vidro de relógio. O cristalino é uma lente transparente situada atrás da íris (a parte colorida do olho), ele modifica sua forma para dar maior nitidez à visão (acomodação visual). O cristalino age junto com a córnea, fazendo a refração dos raios luminosos.

Já a córnea é uma lenta fixa, já o cristalino tem curvatura variável, podendo se tornar mais delgado ou mais curvo, levando a imagem mais para trás ou mais para frente e permitindo que ela se projete sobre a retina. O músculo ciliar é um pequeno músculo que sustenta o cristalino e altera a sua forma para gerar a acomodação visual. Essa propriedade possibilita focalizar objetos localizados a diferentes distâncias dos olhos. A retina é a camada mais interna do olho, formada por receptores especiais sensíveis à luz que transformam os estímulos luminosos em estímulos nervosos que são levados até o cérebro pelo nervo óptico. A mácula é a região central da retina, responsável pela visão de detalhes, como a leitura.

Cada olho recebe e envia ao cérebro uma imagem, no entanto, vemos os objetos como um só, devido à capacidade de fusão das imagens. A visão binocular (com os dois olhos) nos dá um maior campo visual e noção de profundidade. Na miopia, os olhos podem ver os objetos que estão perto, mas não é capaz de ver nitidamente os objetos que estão longe.

A miopia pode ser de dois tipos: de campo, quando o olho é mais alongado, ou de curva, quando a curvatura da córnea é muito acentuada. Devido a curva elevada da córnea ou o formato longo do olho, as imagens são focalizadas antes da retina. A miopia tem tendência familiar e geralmente aumenta durante a fase de crescimento.

Parece tudo simples e certo, não é? Porém, a verdade é que a miopia é uma fraude. Antes de mais nada é preciso esclarecer que aproximadamente um terço das crianças norte-americanas, embora nascidas com visão normal, tornam-se míopes durante seus anos de escola. Em alguns países da Ásia, com coeficiente de leitura muito elevado, a incidência da miopia adquirida tem aumentado em anos recentes ao ponto de cerca de 90% de estudantes de faculdade estarem míopes!

Normalmente, os oculistas reivindicam que se trata de um fator hereditário, mesmo quando não há nenhuma história do problema na família. Mas, de todos nossos sentidos, por que é apenas nossa visão que se deteriora assim rapidamente em uma idade tão jovem? Qual seria a verdadeira causa desta "epidemia" de miopia?

Simples, caro Zeronauta! A quantidade excessiva de leitura e de trabalho realizada em
nossa sociedade moderna é a causa REAL da miopia adquirida. Pior ainda, as lentes negativas que são prescritas normalmente por oculistas inescrupulosos fazem a visão começar a se deteriorar mais RÁPIDO!

O fato é que nossos olhos nunca foram projetados pela evolução para a maneira que nós os usamos hoje. Você já ouviu falar de alguém usando óculos na Idade Média? Claro que não. Naquela época não havia nada de interssante para ler. Ou seja, todo mundo poupava seus olhos e enxergavam longe. Isto sim é que é uma visão de mundo.

Portanto, o que existe é uma gigantesca conspiração entre oculistas, editores de livros, jornais e revistas, além de intelectuais para que leia sem cessar e acabe por usar óculos. Por quê? Fácil. Por que todas essas pessoas são o que pode chamar de quatro-olhos. Sim, elas foram vítimas de incessantes piadas na escola e agora buscam vingança. Se todo mundo usar óculos, diferente será quem tem uma visão normal.

Por isso, é que o governio faz tantas campanhas para incentivar a leitura. Ele que uma nação de míopes. Assim, ninguém consegue ler o que está escrito na urna eletrônica. Como os óculos não funcionam, fica explicado o motivo de camelôs venderem lentes sem receita. Tanto faz se a pessoa enxergará melhor ou não, o que importa é criar uma nação de quatro-olhos.

Fofox Murder

A verdade está lá fora fazendo vista grossa.

Considerações Finais:

1- Vale notar que quanto menos leitura, melhor a visão. Alguém já viu a Etiópia preocupada com o uso de óculos?

2- A Internet provocou um aumento da leitura em todo o mundo. Especulamos se o criador da Web, Tm Berners-Lee, não usa óculos...

3- Se você não quer usar óculos, basta parar ler. Aliás, o que você ainda está fazendo aqui? Saia da Internet e vá ver televisão...

O texto acima é uma obra de ficção e qualquer coincidência com pessoas ou terceiros é meramente acidental ou usada como forma de paródia.