Já não se fazem mais espartanos como antigamente...

Antigamente os gregos ao serem ameaçados por uma chuva de flechas diriam algo como: "tanto melhor, pois assim combateremos à sombra". Hoje, a Copa do Mundo provou que já não se fazem mais espartanos como antigamente...

Na última rodada do Grupo B, A Argentina venceu a Grécia por 2 a 0 - com um time praticamente reserva - em partida disputada no Estádio Peter Mokaba, em Polokwane. Com o resultado, a equipe treinada por Maradona terminou a primeira fase da Copa do Mundo com 100%, carimbando o passaporte para as oitavas-de-final.

Agora, a Argentina vai enfrentar o México, que terminou na vice-liderança do Grupo A, com quatro pontos conquistados. Já os gregos perderam a chance de se classificar. Mesmo precisando vencer, apostaram em uma retranca de fazer inveja ao ferrolho suíço. Resultado? Ficaram com apenas três pontos e voltaram mais cedo para casa.

A Argentina foi superior durante todo o jogo. Criou muitos lances de perigo, mas o goleiro Tzorvas estava inspirado. Somente na segunda etapa, A Argentina finalmente conseguiu abrir o placar aos 31 minutos. Demichelis aproveita cruzamento e cabeceia para o gol. Só que a bola bate em Milito. Porém volta novamente para o zagueiro, que, desta vez, bate forte e sem chances para o goleiro adversário.

O gol animou a Argentina e principalmente Messi. Ele resolveu participar mais do jogo. A pressão para cima da Grécia aumentou. Maradona colocou o veterano centro-avante Palermo em campo. Isto mostra bem como os hermanos estavam preocupados com o futebol grego...

De qualquer maneira, em outra grande jogada, Messi bateu de fora da área e Tzorvas rebateu nos pés de Palermo. O centro-avante, completamente livre, apenas tocou para o gol. Era a humilhação suprema para a Grécia. É... Já não se fazem mais espartanos como antigamente.

Coreia do Sul 2 X 2 Nigéria
Se você não gosta de futebol, Coreia do Sul 2 X 2 Nigéria foi um jogaço. Não dá para negar que a partida, disputada no Estádio Moses Mabhida, em Durban, foi repleta de emoções. Quase todas causadas pela falta de apuro técnico de ambas as seleções. Quem se deu bem foi a Coreia do Sul que, com quatro pontos, garantiu a segunda colocação e agora enfrenta nas oitavas o Uruguai, que liderou o Grupo A.

A Nigéria saiu na frente. Logo aos 11 minutos, Odiah fez bela jogada pela direita e cruzou para Uche apenas completar para o fundo das redes. A partir daí, a Coreia do Sul reagiu a foi com tudo em busca do gol de empate.

O esforço foi recompensado aos aos 37 minutos. Chu-Young Park bateu falta da esquerda e o zagueiro Jung-Soo cabeceou livre para o fundo das redes. Na etapa complementar, Coreia do Sul virou a partida. Mais uma vez Park Chu-Young numa linda cobrança de falta fez o segundo gol. É bolada parada? Claro, mas vale gol igual.

A Nigéria entrou em desespero e finalmente mostrou um futebol consistente na Copa do Mundo. Pena que foi por pouco tempo. Aos 20 minutos, Uche fez linda jogada pela esquerda e cruzou para Yakubu, que livre, sem goleiro, conseguiu chutar a bola para fora e perder o gol mais incrível da Copa do Mundo.

Mas, aos 23 minutos, o atacante ele se redimiu e empatou o jogo. Kim Nam-Il tentou sair jogando e perdeu a bola para Obasi. Para piorar a coisas, ele cometeu pênalti, no jogador adversário. Uma verdadeira lambança. Na cobrança, Yakubu bateu bem e empatou a partida.

E a Nigéria ainda teve a chance de virar o jogo aos 34 minutos. Obafemi Martins recebeu cara a cara com o goleiro Jung Sung-Ryong. Tentou encobrir o arqueiro, mas acabou perdendo outra chance incrível.

Jarbas Schier

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina