F.A.Q.


(Frequentemente Advogados Questionam)

Informações sobre o site:
Definição da ZeroZen segundo o Advogado de Acusação
"Website editado na cidade de Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul veicula através de um provedor de hospedagem, uma revista virtual de escopo jornalístico-cultural, emitindo críticas hostis acerca de eventos, filmes, música, teatro etc."

Definição da ZeroZen segundo o Advogado de Defesa
Hum, nada acrescentar. A defesa descansa, até porque não foi paga...

Auto-definições: ZeroZen a revista que não é solidária nem no câncer.
ZeroZen a revista que não dá bom dia, não pede licença e se bobear passa por cima.
ZeroZen a revista que não guarda rancores, distribui.
ZeroZen a revista que já comeu o pão que o webzine amassou e tem gente que quer nos privar até disso.

Os dez mandamentos do Jornalista da ZeroZen:
1 - Uma generalização vale mais de que mil palavras.
2 - Quem deve fazer crítica construtiva é mestre de obras.
3 - Todo preconceito ou opinião formada vale mais do que o debate aberto de uma questão. Deixe os argumentos contrários para os perdedores.
4 - O Jornalista brasileiro é o único que acredita em suas fontes. É como se vivêssemos num mundo ideal, onde as pessoas falassem sempre a verdade para a imprensa. Logo descarte toda e qualquer fonte que não seja juramentada em cartório ou de sua própria memória.
5 - Um jornalista da ZZ nunca erra. Se errar culpa o revisor. O revisor culpa o editor, afinal foi quem permitiu que a matéria fosse ao ar. E por fim o editor culpa o leitor que não tem que ficar dando opinião no trabalho dos outros.
6 - O jornalista da ZZ não acredita em Bookmarks, logo não se importa se o leitor voltará à pagina após ler uma crítica negaitava qualquer. Muito menos ameaças veladas do leitor, seja em forma de e-mails, cartas bombas etc.
7 - Qualquer coisa pode ser dita de forma mais simples e direta do que um parecer jurídico.
8 - Elogios devem ser evitados, a não ser que estejam dentro do contexto de uma crítica. O diretor fulano de tal, que dirigiu o interessante "..." meteu os pés pelas mãos nesse novo filme. E assim por diante.
9 - A figura do crítico fã, colecionador de adjetivos, que entende apenas de determinado tipo de música e faz elogios desvairados para os mesmos artistas, deve ser de qualquer forma abolida e execrada.
10 - Isenção e imparcialidade são virtudes ideais para juízes de futebol, mas não ficam muito bem em jornalistas.

Informações para os leitores
Os cinco estágios da aceitação de um leitor da ZeroZen são respectivamente os seguintes: Negação, Raiva, Barganha, Depressão e Aceitação.
Negação - O leitor não acredita que nós falamos mal de um artista/álbum/filme de sua preferência.
Raiva - Geralmente envolve um e-mail irado para o autor do texto ou para redação da revista e um post com link para o texto no forum/blog preferido do leitor. Não necessariamente nessa ordem.
Barganha - Geralmente envolve um e-mail para redação da revista onde o leitor tenta argumentar que o filme/artista/álbum não é tão ruim assim. Coisas como: “esse não é o melhor trabalho de fulano, mas também não é o pior.” Ou “eu não gostei também, mas vocês poderiam ter pegado mais leve...”
Depressão - Geralmente envolve a não-resposta de um e-mail enviado para redação da revista.
Aceitação - Quando o leitor desencana e começa a curtir a revista. Na maioria dos casos nunca é alcançada.