O time do Japão precisa de mais burrice

Esse era o jogo da vingança. Finalmente o japão ia dar o troco por todos aqueles aparelhos eletrônicos da marca "Somy" encontrados em suspeitas lojas paraguaias. O problema é que não deu certo. Quem ficou com a vaga foi o Paraguai nas cobranças de pênaltis.

Nem Japão, nem Paraguai jogaram alguma coisa. Foi disparado a pior partida das oitavas-de-final. Ninguém conseguir marcar um mísero gol em 120 minutos dá bem a dimensão da incompetência futebolística das duas equipes. Nem dá para saber se o resultado foi justo, por que boa parte da torcida dormiu no meio do jogo.

De qualquer forma dá para especular por que o Japão perdeu. O problema da equipe japonesa é o excesso de inteligência. Como se sabe no país do sol nascente as crianças já nascem com um QI de 150. Por isso, resolvem problemas de cálculo diferencial no jardim de infância só para descansar a mente.

Então é lógico supor que o time japonês é composto de intelectuais. Muitos jogadores devem ter pós-graduação, mestrado ou mesmo doutorado. A preleção antes da partida é um animado debate sobre a filosofia grega.

E justamente neste ponto que reside o problema. O time do Japão precisa de mais burrice. Muitos jogadores não conseguem se concentrar na partida. Enquanto cobra o escanteio, o meio-campista está trabalhando mentalmente na cura do câncer. Já o atacante analisa uma tese sobre o espaço-tempo e as dimensões paralelas.

Por isso que nos pênaltis, o lateral Komano chutou a bola no travessão. Antes de bater, ele calculou a velocidade da jabulani, a tangente, o seno, a cossecante, dividiu pela velocidade do vento e chutou. Seria muito mais simples se ele olhasse para o gol e imaginasse onde vai pular o goleiro, mas aí não seria um time japonês...

Como a seleção paraguaia segue na competição isso é garantia de mais Larissa Riquelme. Então: dá-lhe, Paraguai!

Espanha 1 X 0 Portugual
Se a Espanha não joga nada, Portugal menos ainda. Todo mundo sabe que a seleção portuguesa tem um único craque, Cristiano Ronaldo. Então por que ninguém do time passa a bola para ele? Do resto da equipe não vai sair nada que preste mesmo...

De qualquer forma, a Espanha venceu mais uma e segue se achando favorita. Pega o Paraguai na próxima fase e tem tudo para chegar as semifinais. E só então justificar o apelido de "a fúria". A equipe espanhola jogou melhor, mas contou com uma tremenda falta de vontade e de ambição de Portugal. Além é claro do juiz que não viu impedimento no gol da Espanha.

Fato. A Espanha que todos adoram incensar é a da Eurocopa de 2008. Mas, até agora, o time de Vicente Del Bosque segue longe de apresentar um bom futebol. Fernando Torres não está jogando nada. Bem como Xavi e Iniesta. Sobra mesmo para David Villa decidir as partidas. E foi exatamente isso que aconteceu.

Depois de um primeiro tempo movimentado, com muitos chutes a gol, o zero a zero ainda persistia no placar. Na etapa complementar, a Espanha voltou disposta a abrir o marcador. E aos 17minutos, Xavi tocou de calcanhar para Villa, impedido, que chutou duas vezes antes de marcar.

Com o gol, Portugal entrou em pânico. Não conseguiu ameaçar a Espanha. Aliás, o time treinado por Vicente Del Bosque esteve perto de marcar o segundo. Mas nada aconteceu. O placar final foi mesmo Espanha 1 X 0 Portugal.

Jarbas Schier