Tite finalmente aprendeu a perder?

O Brasil entrou com o time completamente reserva contra Camarões. Perdeu de 1 a 0. É crise total. Tanto que - isso é informação, não é corneta - o técnico brasileiro vai mudar todo o time na partida contra a Coreia do Sul. Agora, é torcer para ninguém mais se machucar. Por que se depender do banco, o sonho do hexa será adiado novamente.

Claro, poupar o time pode ser uma estratégia interessante para a Copa do Mundo. O interessante é que ela não funciona e mesmo assim os técnicos insistem nessa insanidade. Portugal entrou com o time reserva contra a Coreia do Sul. Perdeu. A França entrou com o time reserva contra a Tunísia. O Brasil se inspirou nesses modelos de sucesso e obteve o mesmo resultado. Ou seja, a derrota.

Porém, a verdade é que o Brasil dominou o jogo. Teve 17 chances de gol. Já Camarões aproveitou um contra-ataque nos acréscimos. A zaga deu bobeira, Aboubakar subiu livre e cabeceou no cantinho. Tirou a camisa e - como já tinha amarelo -acabou expulso. Foi uma derrota criminosa, possivelmente deve ter infringido quase todos os artigos do Código Penal.

A vitória adiantou alguma coisa para Camarões? Não. Eles terminaram desclassificados do mesmo jeito. Porém, podem comemorar com orgulho o título "ganhei da seleção brasileira". Parece um exagero? Bem, no Rio Grande do Sul tem time que comemorou o título "ganhei do Palmeiras" mesmo tendo terminado a competição oito pontos atrás do campeão. Então quem somos nós para julgar os camaroneses...

Contudo, o que realmente importa é que Tite finalmente aprendeu a perder. Como se sabe, o técnico brasileiro tem poucas derrotas no comando da seleção. O problema é que todas elas são no momento errado. Se colocar os reservas foi para garantir a única derrota do Brasil na Copa do Mundo, então Tite é um gênio. Por que - a partir de agora - chega de derrotas.

Jarbas Schier

P.S. - Graças a uma incrivel combinação de resultados improváveis, o caminho do Brasil até a semifinal é bem tranquilo.