Cheap Games - o barato que sai barato mesmo 99


Dino Dini's Kick Off Revival - Jogo de futebol retrô. É como voltar a uma época em que todas as jogadas eram feitas com um botão só. Em uma época onde o Brasil ganhava a Copa do Mundo, em uma época em que a Seleção brasileira não tinha dificuldades para vencer a Croácia, em uma época na qual os times que marcam gol na prorrogação se retrancam e simplesmente esperam o tempo passar. Tudo isso para dizer que esse é um jogo de futebol muito ruim e um dígito altamente questionável (em tese, o game é um revival da série Kick Off).

Puss! - Esse é um jogo do gato antes de haver aquele outro jogo do gato. A diferença é que em Puss! nitidamente houve o consumo de substâncias proibidas. Está na hora da Sony inserir um exame antidoping para games. Um gato se aproxima de uma televisão e vai parar em outra dimensão. Para escapar é preciso passar por labirintos lisérgicos. Nitidamente, o orçamento do game foi para todo mundo ficar chapado. Mas não se engane. É um jogo bem difícil.

Vaporum - Apesar de ter nome de remédio, Vaporum é um first person dungeon crawler. Tem uma nítida inspiração nos visuais Steampunk. Os níveis misturam combate, exploração e puzzles. Mas se prepare para muitos quebra-cabeças e pouca ação. De resto, é a mesma coisa de sempre. Depois de um naufrágio no meio do oceano, surge uma enorme torre no seu caminho do herói. Então, ele precisa descobrir que lugar é este, o que aconteceu aqui e, o mais importante, quem ele é. Ou seja, era mais fácil ter tomado um remédio contra perda de memória.

Superepic: The Entertainment War - Jogo de plataforma no estilo retrogamer. Tem um pouco de metroidvania também. A curiosidade é que se você morrer pode voltar no mesmo ponto. O problema é que precisa entregar metade do seu dinheiro. É o capitalismo fazendo a sua parte no além vida. O herói é um guaxinim rebelde, montado em uma lhama. A trama se passa nos escritórios de uma desenvolvedora de jogos, a Regnantcorp. Ela escravizou a população com os jogos gratuitos e viciantes. Onde será que a gente já viu isso antes?

Nebulous - Jogo de puzzle baseado em física. A ideia é levar o astronauta Dash Johnson até o próximo buraco de minhoca. E é só isso mesmo. Parece um jogo que faz mais sentido em um celular? Pois é. Nebulous tem até versão para Android...

Ghost Files: Memory Of A Crime - É um point-and-click adventure com enfase em objetos escondidos. O detetive Arthur Christie está sendo injustamente acusado de assassinato e precisa provar sua inocência. Para tanto, precisa deter um assassino serial conhecido como O Executor. Não tem nada de novo ou digno de nota. Mas se são ghost files não era melhor chamar os Caça-Fantasmas? Enfim, com um tutorial na internet dá para platinar em duas horas e meia.

Vegas Party - É uma mistura de vários mini-games. Tem dardos, black jack, bingo, roleta e por aí vai. Dá para jogar com até quatro pessoas. No começo é preciso jogar os dados e ver quantas casas cada personagem vai andar. Sim, como se fosse um jogo de tabuleiro. Aliás, o objetivo é chegar ao fim da Strip antes de qualquer outra pessoa. Se o jogador parar na frente de um cassino pode disputar um minigame à sua escolha. É tosco e limitado como todo Cheap Games. Além do mais, faltou o mini-game do alcoolismo, parte da tradição de Las Vegas.

Touring Karts - É um jogo de corrida fácil de platinar. Por quê? Bom, sequer é necessário vencer uma corrida. A ideia dos troféus é usar todos os power-ups e suas combinações. É mais uma cópia de Mario Kart. Porém, como o objetivo é usar os power-ups para atrapalhar a concorrência, dá para platinar em uma hora.

Knee Deep - A desenvolvedora Wales Interactive queria fazer um jogo de escolhas na mesma linha dos produzidos pela Supermassive Games (Until Dawn). Só que aí descobriu que era preciso ter dinheiro. Então, é como se fosse um thriller criminal feito com o orçamento de uma mariola. A trama começa quando um ator decadente se enforca na remota cidade de Cypress Knee, na Flórida. Então é preciso investigar deste misterioso suicídio. Curiosamente, é um jogo longo para os padrões de um Cheap Game. Para terminar é preciso investir quase quatro horas.

Mainframe Defenders - O jogo alega que os seus gráficos são inspirados nos terminais dos anos 80. É a mais pura verdade. Talvez seja o game mais feio do PS4. É um jogo de estratégia baseado em turnos. Um vírus de computador penetrou (epa!) no complexo de pesquisa "Stargazer". A maioria dos robôs do complexo foram contaminados. O jogador precisa comandar um esquadrão de 4 protótipos para defender o Mainframe. Tudo isso olhando para uma interface mais feia do que levar um tombo com as mãos no bolso.

Saulo Gomes