FlatOut Ultimate Carnage

FlatOut Ultimate Carnage é um caso clássico de time que está ganhando não se mexe. É aquela velha história, que não cansamos de repetir: se toda mudança será para pior porque mudar? Algo que a série Need For Speed já devia ter aprendido nessa altura do campeonato...

Desenvolvido outra vez pela Bugbear Entertainment e distribuído pela Empire Interactive, FlatOut Ultimate Carnage é em resumo FlatOut 2 refeito para XBOX 360. Com acréscimo de alguns novos carros, oponentes e minigames. E nada muito além disso. Os desenvolvedores sequer se deram o trabalho de trocar a legenda do botão 'A' pela tecla 'enter'.

O jogo é dividido em dois modos: FlatOut e Carnage. O modo FlatOut é essencialmente igual ao do jogo anterior. São três categorias de corridas: Derby, Race e Street nas quais é preciso vencer uma bateria de provas para se habilitar a participar das 'Grand Finals'. Com uma solitária mudança: ao invés de minigames entre uma série de corridas e outra a inclusão de "Optimal Races". Nas quais o jogador precisa fazer o menor tempo num circuito sem poder usar nitroglicerina. Ou seja precisa dirigir da forma mais correta possível. O que, num jogo onde destruição conta pontos, parece ser um contra-senso. Mas não deixa de ser um bom desafio. Pois os carros mais velozes são, muitas vezes, incontroláveis em altas velocidades.

Já o novo modo Carnage é uma coletânea de mini-games, coisas como pôquer, basquete e futebol, grande parte já disponível no jogo anterior. Só que agora reunidos num único lugar. A coisa é bem simples: faça o maior número de pontos e libere novos desafios. A pegadinha é que você não pode escolher o carro, o que numa corrida contra o relógio como no novo 'beat the bomb' pode ser um problema. No geral Carnage lembra bastante o modo Challenge da série Need For Speed, só um pouco menos frustrante.

Uma das principais diferenças de FlatOut Ultimate Carnage em relação a FlatOut 2 é o maior número de oponentes. São 6 novos oponentes e 12 no total. O que torna infelizmente as corridas mais desbalanceadas. Além de tornar, após algumas voltas, as pistas cheias pedaços do cenário de outros carros, o que se você não tiver cuidado podem tirá-lo da corrida. E em FlatOut U.C. o menor descuido pode lhe custar a liderança.

Os gráficos são a síntese da nova geração: o que era antes ensolarado e brilhante é agora escuro e nublado. E não existe realmente muita diferença além disso exceto que agora você precisa um computador duas vezes mais poderoso. O destaque continua sendo o excelente sistema de danos dos carros, um dos melhores do gênero.

A trilha sonora roqueira torna-se cansativa bem rápido. Além disso ao invés de bandas conhecidas como Audioslave e Wolfmother, da versão anterior, temos bandas obscuras, que possivelmente sequer possuem contrato com uma grande gravadora, e que a julgar pela qualidade das mesmas vão continuar assim. Seria muito mais interessante, até pelo tempo em que se passa no jogo, que houvesse a possibilidade de fazer o próprio playlist com mp3s do usuário, já que duas horas de música não garantem grande autonomia de vôo, digo corrida.

O multiplayer de FlatOut U.C. está agregado ao sistema Windows Live, o que é como se pode imaginar é uma péssima notícia, e suporta até oito pessoas Online. Mas não possui suporte para LAN, cortesia do serviço meia-boca do Windows.

Em suma, FlatOut Ultimate Carnage é mais do mesmo, só que agora feito para X360 e transposto, sem muita convicção, para PC. Ainda consegue ser melhor que o último exemplar da série Need For Speed, mas o pessoal da Bugbear não parece estar nem se esforçando muito...

Saulo Gomes

Prós: Mais do mesmo, agora com gráficos de nova geração.
Contra: Muito pouco conteúdo para se cobrar por um jogo novo. Inclusão do Windows Live.

Requisitos Mínimos:
2.0 GHz
1 GB RAM XP, 2 GB RAM Vista
Placa de vídeo de 256 MB compatível com DirectX 9.0c