4losers.jpg


Não, você não pode

Na recente eleição americana, o então candidato Barack Obama, ou um dos seus muitos assessores, ou publicistas cunhou a frase: "Yes, We Can"- Sim, nós podemos- que se tornou um dos principais motes da campanha. Apesar de tolerável no calor do momento, uma eleição presidencial, o uso desse tipo de frase pode ter um efeito desastroso nas mãos de criaturas mais influenciáveis, como um perdedor.

O loser precisa ter em mente outro lema, o sempre útil: não, você não pode. Síntese inexorável de toda a sua vida de frustrações e fracassos. Quer mudar de vida? Não, Você não pode. Quer trocar de carreira? Não, Você não pode. Quer comprar qualquer bugiganga tecnológica de última geração? Não, Você não pode. Quer conquistar aquela gata que você totalmente acredita ser perfeita para você? Não, Você não pode. E assim por diante.

Pense em algo que você precise ou deseje muito e acrescente no final: não, você não pode. E acredite, sua vida ficará muito mais fácil depois que você passar aceitar esse simples fato. Não adianta nem tentar. Toda pretensão será castigada com uma nova derrota.

O loser é bom naquilo que faz, ou seja: nada. Tentar mudar isso é abrir os portais da decepção. O que significa, basicamente, que para cada nova tentativa a probabilidade de uma derrota é muito maior do que uma vitória. E para quem não tem perspectivas ou esperanças, qualquer escolha é válida ou correta. A perigosa combinação entre desespero e falta de percepção numa só cartada. Em outras palavras xeque mate.

Se o loser, ainda assim, acreditar que pode, recomenda-se o impensável: agir com cautela. Para um vencedor esse tipo ímpeto é aceitável e até digno de elogios. Mas para um loser isso só irá causar mais problemas. Pois sonhar está, simplesmente, fora do seu alcance. É aquela coisa: sonhar? não, você não pode...

Lembre-se sempre das frases de conforto e solidariedade que devem acompanhar um loser em sua existência:

Você não faz as probabilidades.

O pior ainda está por vir.

As coisas pioram.

Aprenda a perder. Você vai precisar.

Desistir ou não desistir? O importante é não tentar.

E um conselho final: a melhor auto-ajuda ainda é a masturbação.