4losers.jpg


A difícil tarefa de perder com dignidade

Às vezes não basta para o loser ter consciência de que vai perder, é preciso, de alguma forma, convencer os outros que perdeu com dignidade. É uma situação capciosa, pois é preciso demonstrar um esforço extra, totalmente inócuo, sem ter interesse algum no que está fazendo. Chamado às vezes de profissionalismo. Mas também conhecido como prostituição ou, em algumas áreas, merchandising.

Em tese, não poderia haver distinção entre um revés ou outro. Para o loser uma derrota deveria ser apenas mais uma derrota. Algo mecânico, quase trivial. O quê, como vimos anteriormente, não é verdade.

Mas daí procurar méritos num revés, como se isso fosse dar uma legitimidade para sua incompetência. É algo tão inútil quanto consultar o caderno de empregos da semana passada. Sem falar que se o loser fosse parar para analisar cada contratempo, simplesmente não sairia de casa.

É preciso ainda levar em conta, que o grau de exigência do loser é menor. A sociedade espera apenas que o loser faça sua parte: sirva de escada para o vencedor. O problema que entre uma derrota ‘digna’ e uma vergonhosa, o resultado final é mesmo para o perdedor.

Sem falar que a idéia de uma derrota honrosa, com direito a volta olímpica e tudo mais. Pode dar ao loser a falsa impressão que seria possível realmente vencer. Na hipótese remota do loser superar sua natural apatia ou ocorrer uma intervenção divina.

Mas como isso dificilmente acontece, o loser se vê na difícil tarefa de encontrar uma forma digna de perder. Não que isso faça qualquer diferença. Sendo que dignidade não parece ser algo em voga entre vencedores, vide nossos políticos. O que dirá entre perdedores.

P.S.: Esse For Losers Only foi inspirado no jogo entre o Grêmio e o Flamengo, do dia 6 de dezembro, que ‘decidiu’ o Brasileirão de 2009. Quem conhece a ZeroZen sabe que não estamos em momento algum tentando insinuar que o Grêmio é um time de losers. Mas apenas que, às vezes, se comporta como tal...

Lembre-se sempre daquelas frases de conforto e solidariedade que devem acompanhar um loser em sua existência:

Você não faz as probabilidades.

O pior ainda está por vir.

As coisas pioram.

Aprenda a perder. Você vai precisar.

Desistir ou não desistir? O importante é não tentar.

E um conselho final: a melhor auto-ajuda ainda é a masturbação.