4losers.jpg


Toda mudança será castigada

Um dos primeiros sintomas de um derrotado é a urgência por mudanças. O loser acredita piamente que precisa mudar, pois em seus delírios de infundada grandeza esperava mais de sua triste e patética existência.

Isso o faz embarcar em infrutíferas tentativas, aventuras tresloucadas de grande perigo para sua saúde mental e financeira. Existem vários exemplos desse tipo de comportamento, entre os mais comuns encontramos: desistir de uma faculdade, iniciar um negócio próprio e ou pintar o cabelo de vermelho etc. Inclusive o loser pode tentar várias mudanças ao mesmo tempo. Com resultados igualmente desastrosos.

Os mais esclarecidos, no entanto, já não esquentam muito com isso. O bom loser, ser já estudado por nós neste espaço, abdica de tentar com grande antecedência. A insistência ou teimosia, como queiram, só irá gerar uma decepção maior. Ou uma situação de difícil contorno. Desta forma instintivamente o loser tem consciência que toda mudança será sempre para pior, caso contrário não houve mudança alguma. Uma vez que: quem está condenado ao fracasso, só irá fracassar mais. Esse quadro não vai mudar. Logo tentar modificar isso, na maioria das vezes, acarretará num fracasso ainda maior.

Ao tentar uma mudança radical, o loser sai de sua zona de conforto, ou "safe zone". Em geral não muito maior do que as medida do seu quarto. Mas qualquer mudança, por mínima que seja, pode desencadear um turbilhão de pequenas ou grandes conseqüências. Sobre as quais o loser não tem controle e o levarão direto para sua 'zona de desconforto', que se constitui em todo ambiente fora do seu quarto.

Ter controle de uma situação é muito importante para o loser, mesmo que isso seja as vezes virtualmente impossível. Pois uma vez tirado de sua zona de conforto e deixado a mercê de sua própria sorte, que como sabemos é inexistente. As coisas vão piorar. Pois as coisas sempre pioram. É como naquela frase dita por certa apresentadora de programas infantis a respeito da Nova República.: "Se está tão bom assim por que mudar?". O resultado sabemos qual foi...

Lembre-se sempre das frases de conforto e solidariedade que devem acompanhar um loser em sua existência:

Você não faz as probabilidades.

O pior ainda está por vir.

As coisas pioram.

Aprenda a perder. Você vai precisar.

Escolha, portanto, a derrota.

E um conselho final: a melhor auto-ajuda ainda é a masturbação.