Como escolher um porta-voz de governo...

Falta pouco para que o Brasil tenha pela primeira vez uma mulher como presidente. Então nessa hora patriótica cabe a ZeroZen dar uma ajuda para Dilma Rousseff escolher o seu porta-voz. Ele deve ser o sujeito que aparece no comercial da Topper sobre Rugby. Eis alguém que faz um esforço enorme para esconder a verdade e justificar o injustificável. Mais ou menos o que faz um publicitário no seu dia-a-dia...

A criação é da Talent, com produção da Toca dos Filmes. O comercial inicia com um sujeito sentado em uma poltrona. Ao fundo um grupo de pessoas joga o glorioso Rugby. Algo que é mais ou menos uma desculpa para matar outra pessoa em nome do esporte.

A ideia é mostrar que a Topper segue apostando no Rugby, um esporte solenemente ignorado pelo público nacional. A empresa acredita que isso ainda vai ser grande no Brasil. Portanto, os comerciais trazem dados reais da performance do país no esporte, comparando com outras seleções da América do Sul. Obviamente, sempre olhando o lado bom das coisas.

Por exemplo, o narrador do comercial explica que o Brasil ficou em quinto lugar no Sul-americano realizado em 2003. A Argentina foi a campeão. Depois, em 2010, a seleção brasileira ficou quarto. Já os hermanos foram novamente campeões. Diante de dados tão expressivos o sujeito conclui que o Brasil está em "franco progresso" enquanto a Argentina está estagnada na mesma posição. Essa capacidade de não conseguir enxergar o óbvio é fundamental na profissão de um porta-voz. É isso que o governo Dilma Rousseff precisa...

Aliás, mais espantoso do que a Topper apostar na Seleção Brasileira Rugby é saber que o país tem Seleção Brasileira Rugby! Em tempo, a Topper - sabe-se lá o porquê - renovou patrocínio com a Confederação Brasileira de Rugby.

O gerente nacional da Topper, Germán Pipet, quando questionado sobre o motivo da empresa investir em um esporte pouco conhecido pelos brasileiros, afirmou "Entendemos que pelas características do esporte, tem todo o potencial para se desenvolver no Brasil. É um grande desafio, mas acreditamos que estamos realizando o trabalho de forma correta para a divulgação do esporte no país"

O rugby, que é considerado mundialmente como o segundo esporte coletivo mais popular, atrás apenas do futebol. No Brasil, ele é pouco conhecido. A esperança do reconhecimento do esporte no país está nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, que trará o rugby de volta à lista dos esportes oficiais da competição – fato que não acontece desde 1928. O que já dá bem a dimensão da importância do esporte...

Da Equipe de Articulistas

Topper: Rugby (Sério?!)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.