Arquivo X

arquivox01.jpg (4433 bytes) arquivox02.jpg (7545 bytes) arquivox03.jpg (7580 bytes) arquivox04.jpg (8751 bytes)

A série de televisão Arquivo X é um dos maiores fenômenos de audiência no mundo inteiro, só Jornada nas Estrelas( Star Trek) talvez tenha alcançado o mesmo nível de fanatismo e adoração. Neste primeiro filme da série, o produtor Chris Carter e o diretor Rob Bowman— que apesar de ter dirigido vários episódios do Arquivo X é um estreante na sétima arte— tentaram atrair o maior número de neófitos para os cinemas, investindo numa história um pouco fora dos padrões da série. A idéia acabou não dando muito certo. Aparentemente deveriam ter concentrado esforços em agradar os habituais freaks e losers fãs do seriado.

O filme começa em 15000 antes de Cristo, num dos mais esdrúxulo prólogos da história do cinema. Descobrimos que o Texas era uma geleira e que um belo dia caiu por lá um meteorito trazendo um vírus alienígena mortal, capaz de dizimar toda vida inteligente na terra. Pensando bem isso até faz sentido. Afinal todos sabem que não existe vida inteligente no Texas...

Corte para os dias atuais e a dupla de patetas mais bem paga do FBI, Danna Scully( Gillian Anderson) e Fox Mulder(David Duchovny) está trabalhando— milagre!— numa suspeita de bomba num prédio em Chicago. Naturalmente o prédio explode, pois competência para resolver qualquer caso não é uma das características principais da dupla. Fox logo desconfia que havia algo errado nessa história. Mas como ele, evidentemente, não tem a menor idéia do que seja. A divina providência colocará no seu caminho um daqueles pressurosos informantes do cinema, vivido por Martin Landau, que vai lhe dar todas as barbadas da história, explicar tudo tintin por tintin e ainda entrar em detalhes, mas mesmo assim Mulder não vai entender nada. Mas que existe alguma conspiração mundial, em algum lugar qualquer do globo, tramando alguma coisa escusa, e que é comandada por alguém. Isso lá existe. A verdade está lá fora. E Mulder até hoje não se encontrou com ela.

A partir daí o filme mescla a ação característica da série com efeitos especiais grandiloqüentes. Como o roteiro não ajuda muito, a natural inverossimilhança da série é levada ao extremo nesse filme. Para terem uma idéia em determinado momento do filme Scully faz uma viagem de nove horas de avião para responder um interrogatório no FBI. Após a sabatina de perguntas ela vai se encontrar com Mulder no seu apartamento. Conversa vem, conversa vai e quando finalmente os dois patetas estão para tomar uma atitude em relação a famosa tensão sexual entre a dupla, Scully é picada por uma abelha venenosa que estava escondida na lapela do seu blazer todo esse tempo. Essa abelha levou exatas 12 horas para resolver picar Scully!

Tanto o filme como a série é recomendado, apenas, para pessoas ingênuas o suficiente para acreditar nesse tipo de bobagem.

Saulo Gomes

(The X-Files:Fight The Future, EUA, 1998) Direção: Rob Bowman. Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Martin Landau, Armin Mueller Stahl, Blythe Danner, John Neville, Mitch Pileggi, Glenne Headly. 120 min.

Voltar