O Colecionador de Ossos

bonecollector01.jpg (19151 bytes) bonecollector02.jpg (8835 bytes)

Se você teve uma infância normal e saudável há de se lembrar da famosa série de TV do Batman, onde um obeso Adam West combatia os insanos representantes do mal que assolavam Gotham City. Bem, um desses vilões era o Charada. A cada crime ele deixava um bilhete com pistas para o cruzado embuçado.

Era algo do tipo: "Água mole em pedra dura tanto bate até que deixa tudo molhado". Em questão de segundos Batman com algumas ilações chegava na resposta certa ante a um embasbacado Menino-Prodígio. Era simples. Água significava o signo de peixes, logo pedra significava o valioso colar feito de esmeraldas verdes (por que o mar tem cor verde) que estava exposto no Cais do Porto!!! Santa cara-de-pau dos roteiristas, Batman!!

Pois é nesse truque bisonho que o suspense O colecionador de Ossos se baseia. O chefe forense e especialista em perícias da polícia de Nova York, Lyncoln Rhyme (Denzel Washington), está por cima da carne seca. É uma espécie funcionário padrão. Só que ao investigar uma morte sofre um acidente que o deixa tetraplégico. Para piorar as coisas, ele pode sofrer um derrame a qualquer momento que o transformaria em um vegetal.

De repente, um serial killer entra em ação. A cada crime ele deixa pistas para os policiais. Claro que somente Lyncoln e Batman seriam capazes de resolver a charada. Neste ponto surge a bela Amelia Donaghi (Angelina "futura Lara Croft" Jolie), pois já que a montanha não vai a Maoemé Maomé vai a montanha. Ou seja, Amelia percorre as cenas dos crimes e coleta dados para que policial tetraplégico resolva a parada.

No fim das contas O Colecionador de Ossos é uma cópia indigesta de Seven e O Silêncio dos Inocentes. Apesar do clima sombrio o filme simplesmente não funciona por que as soluções que Denzel Washington dá aos enigmas do assassino são tão constrangedoras quanto seriado da TV estrelado por Adam West e Burt Ward. E o pior é que dá vontade de torcer pelo Charada...

J. Tavares

(The Bone Collector, EUA, 1999), Diretor: Philip Noyce. Roteiro: Jeffery Deaver e Jeremy Iacone. Elenco: Denzel Washington, Angelina Jolie, Queen Latifah, Michael Hooker. 118 min.

 Voltar