Cidade dos Sonhos

David Lynch não sabe contar uma história, esse é seu charme, sua marca registrada. Escrito e dirigido por Lynch, A Cidade dos Sonhos(Mulholland Drive) é um típico exemplo dessa incompetência característica tão apregoada em certos meios. O que temos aqui é uma historinha inverossímil e boba do tipo "dead man walking", como em O Sexto Sentido, que nas mãos de Lynch se transforma numa confusão sem sentido nem interesse.

É gozado notar que um bando de críticos mirins ficaram maravilhados com este filme, tentando decifrar um significado oculto em cada frame da película. Mas não há nada oculto aqui, na verdade, a mensagem não poderia se mais clara e simples: esse filme é uma bobagem inexorável e insofismável, cuja história não passa de outra enrolação do tipo Twin Peaks.

No início do filme Laura Elena Harring está sob a mira de um revolver no banco traseiro de uma limousine, prestes a ser assassinada, quando um carro vindo na contramão se espatifa contra a limo. Em decorrência do acidente ela perde a memória e como só acontece nos filmes ela prefere sair caminhando a esmo ao invés de esperar por socorro. Ela vai dar, no bom e no mau sentido, num condomínio de apartamentos em onde recebe ajuda de Betty (Naomi Watts) uma aspirante a atriz do Canadá, que vai ajudar essa mulher que ela nunca viu antes a descobrir qual é sua verdadeira identidade. Isso são apenas os quinze minutos iniciais do filme, a partir daí a coisa literalmente desanda na maionese.

Nem mesmos as cenas de lesbianismo gratuitas e generosas entre Naomi Watts e Laura Elena Harring ajudam a salvar o filme. Até porque elas acontecem depois de quase duas horas de muita enrolação quando a maioria dos telespectadores já dormiu ou desligou a TV. Não é à toa que o filme se chama Cidade dos Sonhos...

Mulholland Drive, foi idealizada para ser uma série de televisão, e todas as bobagens que fizeram Twin Peaks ser cancelada na segunda temporada estão presentes aqui. Incluindo personagens pitorescos, sequências de sonhos, anões e outras manias de Lynch. Não nenhuma surpresa que o projeto foi abortado antes mesmo que ir ao ar. Depois não diga que não foi avisado.

J. Tavares

(Mulholland Drive, EUA, 2001) Diretor: David Lynch Elenco: Naomi Watts, Laura Elena Harring, Ann Miller, Dan Hedaya, Mark Pellegrino. 146 min.

Voltar