Dolittle

Dolittle Dolittle Dolittle Dolittle Dolittle Dolittle Dolittle

O que Robert Downey Jr poderia fazer depois do sucesso como Homem de Ferro nos filmes da Marvel? Fácil. Torrar todo o dinheiro que ganhou. O problema é gastar milhões para produzir uma bomba chamada Dolittle. Se ele estava tão desesperado para jogar dinheiro pela janela bem que podia ter deixado alguns trocados na redação da ZeroZen...

Diga-se de passagem, médico que pode falar com animais não é um ideia nova. O Doutor Dolittle é um personagem da série de livros do britânico Hugh Lofting (que foram escritos de 1920 a 1952!). A trama já foi levada várias vezes ao cinema. De ?Rex Harrison? a Eddie Murphy, muitos atores interpretaram esse papel. Mas, definitivamente, a versão Robert Downey Jr é a pior. Basicamente, ele repete a mesma composição feita em Sherlock Holmes. Ou seja, Dolittle é um homem extremamente inteligente, porém arrogante e egoísta.

A trama começa na Inglaterra do século 19, onde o excêntrico Dr. John Dolittle vive a dor de ter perdido a esposa Lily (Kasia Smutniak) há sete anos. Como ficar deprimido é quase um dever para os britânicos, ele vive isolado de tudo e de todos em sua mansão, cercado por bichos de todas as espécies. Mas quando a Rainha Victória (Jessie Buckley) adoece de forma misteriosa, ele volta à ativa.

Para realizar a cura é preciso embarcar em uma aventura para localizar uma ilha que ninguém jamais encontrou, nunca sequer foi mapeada. É confuso assim mesmo. Coloque o barco no mar e seja o que Deus quiser. Para conseguir completar essa missão - que não faz o menor sentido - ele vai contar com um indesejado aprendiz Tommy Stubbins (Harry Collett).

Apesar de não saber exatamente onde está indo, Dolittle é perseguido implacavelmente pelo seu adversário, o Dr. Blair Müdfly (Michael Sheen).

Também participam da aventura uma equipe de animais. É um time escolhido a dedo pelo seu incrível potencial para o fracasso. Dolittle conta com a ajuda de um gorila medroso, um avestruz com dor nas costas, um urso polar meio ogro, uma pata entusiasmada (e com problemas de visão) e uma arara que, na ausência do Doutor, é quem lidera o grupo. No meio da viagem ainda vai haver espaço para um encontro em família com um pirata chamado Rassouli (Antonio Banderas).

Dolittle foi um fracasso de bilheteria. É um filme datado, bobo e banal. Não há uma cena memorável ou um diálogo relevante. Robert Downey Jr, aliás, conseguiu convidar um elenco de peso para participar do filme. Mas se o objetivo era reunir os amigos o mais fácil - e mais barato - é fazer um churrasco.

J. Tavares

(Dolittle, EUA, 2020), Direção: Stephen Gaghan, Elenco: Robert Downey Jr, Jessie Buckley, Antonio Banderas, Craig Robinson, Emma Thompson, John Cena, Kumail Nanjiani, Marion Cotillard, Octavia Spencer, Ralph Fiennes, Rami Malek, Selena Gomez, Tom Holland, Kasia Smutniak, Duração: 101 min.

Voltar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.